Queda de granizo na região Nordeste
A chuva forte atinge vários Estados do Nordeste e causa transtornos em algumas regiões. Segundo a Somar Metereologia, estas chuvas são provocadas por uma área de instabilidade chamada de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Há registro de queda de granizo em algumas cidades nordestinas, algo que não é comum na região, diz a Somar.
– Toda esta chuva foi provocada por um VCAN, que é um sistema meteorológico, que em seu centro tem uma grande massa de ar seco e em sua borda há muitas nuvens carregadas e chuvas – explica Patrícia Vieira da Somar Meteorologia.
A grande massa de ar seco cobre Minas Gerais e a Bahia, já a borda do sistema, onde há muitas chuvas, atinge o norte, sertão e o agraste. O granizo atingiu no domingo, dia 3, a cidade das Almas, região do Agreste em Pernambuco, a chuva foi intensa e com rajadas de vento. De acordo com a Somar, queda de granizo é normal quando se tem algum vórtice e também nos meses de verão.
– A queda de granizo não é comum no Nordeste, como é no Sul e Sudeste. Para se ter queda de granizo, toda a atmosfera precisa estar resfriada, ficar com temperatura abaixo de 0ºC e ter uma acamada relativamente grande de temperatura baixa – comenta Patricia.
O vórtice favoreceu para que as nuvens ficassem grandes e atingissem altitudes elevadas, além de que o oceano pacífico está mais frio. A chuva quebrou um longo período de estiagem no Sul do Ceará, onde não chovia há pelo menos 120 dias. A chuva forte deixou alto volume acumulado em Aracaju, em Sergipe, somente na última madrugada foram registrados mais de 130mm de chuva, o que corresponde a quase três vezes a média climatológica do mês de novembro. Na Bahia, o volume de chuva chegou aos 40mm em Una nas últimas 24 horas.
Em Caruaru o acumulado foi de 55mm, segundo dados do INMET. Chuva forte provocou vários estragos nas cidades de Sobral e Iguatu, no Ceará. A chuva acumulou 45mm em 55mm Jaguaribe-CE e Quixeramobim-CE. Os ventos e as chuvas que atingiram o Ceará causaram transtornos para os moradores da região. Há registro de alagamentos, falta de energia elétrica e desabamentos, com os ventos fortes, a antena de uma rádio caiu e atingiu quatro casas em Alto Cristo, o teto de um shopping desabou, mas ninguém ficou ferido. Já na cidade de Iguatu, a cobertura de um ginásio de esportes desabou e a cidade ficou sem energia elétrica pelo menos por 19 horas, árvores caíram e várias casas ficaram alagadas.
Previsão
Segundo meteorologista Tatiane Martins, a semana inicia com chuvas fortes sobre o Nordeste devido a presença de uma área de instabilidade de VCAN.
– Estas chuvas ainda são mal distribuídas, que ocorrem intercaladas com períodos de abertura de sol – afirma a meteorologista.
O tempo fica mais nublado e com chuvas constantes na faixa leste nordestina, principalmente entre Salvador e Maceió. Estas chuvas podem vir com forte intensidade, volumes significativos e risco para transtornos. Na terça-feira as chuvas seguem espalhadas pelo Nordeste. As pancadas ocorrem desde o Maranhão até a Bahia, porém, de forma mal distribuída e alternada com períodos de melhoria.
Fonte:
SOMAR METEREOLOGIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.