Translate

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

COPA DO MUNDO 2014

Foi inaugurada uma página com orientações para a Copa do Mundo de 2014.

A Copa está chegando e com isso, os trabalhos de fiscalização da Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura (Vigiagro/Mapa) serão intensificados.

Queremos lembrá-lo dos cuidados que devemos ter ao desembarcarmos no Brasil carregando alimentos e produtos agropecuários sem prévia autorização ou certificação sanitária.

Outros países possuem regras semelhantes, então, lembre-se: consuma aqueles alimentos* que possam vir a ser barrados pela vigilância antes de desembarcar no exterior ou mesmo de volta ao Brasil.

*Para ter acesso à lista de alimentos e produtos agropecuários sujeitos à apreensão, leia este post aqui: http://on.fb.me/1gTwio6

Ah! E não deixe de visitar nossa página sobre a Copa: http://bit.ly/1fbVxzZ

Com Portal da Copa


Foto: Inauguramos uma página com orientações para a Copa do Mundo de 2014.

A Copa está chegando, oba! Com isso, os trabalhos de fiscalização da Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura (Vigiagro/Mapa) serão intensificados.

Queremos lembrá-lo dos cuidados que devemos ter ao desembarcarmos no Brasil carregando alimentos e produtos agropecuários sem prévia autorização ou certificação sanitária.

Outros países possuem regras semelhantes, então, lembre-se: consuma aqueles alimentos* que possam vir a ser barrados pela vigilância antes de desembarcar no exterior ou mesmo de volta ao Brasil.

*Para ter acesso à lista de alimentos e produtos agropecuários sujeitos à apreensão, leia este post aqui: http://on.fb.me/1gTwio6

Ah! E não deixe de visitar nossa página sobre a Copa: http://bit.ly/1fbVxzZ

Com Portal da Copa

2014 ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR


                         

O Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014 visa a aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

O objetivo do AIAF 2014 é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado. O AIAF 2014 vai promover uma ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiar os agricultores familiares.

O QUE É AGRICULTURA FAMILIAR?

A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. A agricultura familiar consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola que são gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão-de-obra familiar, tanto de mulheres quanto de homens.

Tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, a agricultura familiar é a forma predominante de agricultura no setor de produção de alimentos.

Em nível nacional, existe uma série de fatores que são fundamentais para o bom desenvolvimento da agricultura familiar, tais como: condições agroecológicas e as características territoriais; ambiente político; acesso aos mercados; o acesso à terra e aos recursos naturais; acesso à tecnologia e serviços de extensão; o acesso ao financiamento; condições demográficas, econômicas e socioculturais; disponibilidade de educação especializada; entre outros.

A agricultura familiar tem um importante papel socioeconômico, ambiental e cultural.

POR QUE A AGRICULTURA FAMILIAR É IMPORTANTE?
A agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente vinculados à segurança alimentar mundial.
A agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.
A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.
 
Fonte:
http://www.fao.org/family-farming-2014/home/pt/

Pronatec 1.112 vagas de cursos técnicos em Pernambuco


Inscrições vão de 3 a 12 de fevereiro pelo site da Secretaria de Educação do Estado



A Secretaria de Educação do Estado (SEE) publicou no último sábado (25), no Diário Oficial do Estado, o edital de seleção para 1.112 vagas em cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão). Veja aqui o edital completo.

As vagas são destinadas aos jovens e adultos que estejam cursando, em 2014, o 2º ou 3º ano do ensino médio nas formas regular, integral, semi-integral, médio integrado e Travessia da rede estadual de Pernambuco. As inscrições vão de 3 a 12 de fevereiro neste site. O candidato pode concorrer a apenas uma vaga.

O critério de classificação são as notas do candidato nas disciplinas de língua portuguesa e matemática no primeiro bimestre de 2013. Serão considerados aprovados os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas para cada curso, por turno, unidade ofertante e município.

O resultado será divulgado no dia 13 de fevereiro, com o dia 14 reservado aos recursos – que devem ser protocolados na Secretaria Executiva de Educação Profissional, situada à Av. Afonso Olindense, 1513, Bloco I, Várzea, zona oeste do Recife. O resultado, após a interposição dos recursos, será divulgado em 17 de fevereiro. As matrículas acontecem nos dias 20 e 21 de fevereiro.

Os cursos terão suas aulas iniciadas a partir de março.


Fonte:
Assessoria de Comunicação do site educacao.pe.gov