Translate

terça-feira, 6 de maio de 2014

163º Aniversário de Serra Talhada


Foto: google.com
 
Conhecida como a capital do xaxado e fica a 415 km da capital pernambucana, Recife. Serra Talhada é a segunda cidade mais importante do Sertão de Pernambuco e o principal município da Mesorregião do Sertão Pernambucano. Cidade pólo em saúde, educação e comércio, possui uma população superior a 80 mil habitantes. É a terra natal do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Lampião).

O clima do município é semiárido, do tipo Bsh. Apresenta verão muito quente, com máximas entre 31°C e 37°C, com mínimas entre 18°C e 24°C, este é o período mais chuvoso. O inverno é ameno, com máximas entre 23°C e 28°C, e mínimas entre 15°C e 20°C. A primavera é a estação mais quente,
com máximas que podem chegar aos 38°C. A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

Serra Talhada era uma fazenda de criação pertencente ao português Agostinho Nunes de Magalhães. Recebeu este nome, Serra Talhada, devido ao fato de que perto do local há uma montanha cujo formato dá a ideia de que foi cortada a prumo.

Com a Lei Provincial nº 280, de 6 de maio de 1851, agregando a seu território a então Vila Bela e a Comarca de Flores, foi elevada à categoria de município.

Administrativamente, o município é formado pela sede e pelos distritos de Bernardo Vieira, Pajeú, Tauapiranga, Caiçarinha da Penha, Logradouro, Luanda, Santa Rita e Varzinha.

Em 1893 é instalada a primeira Câmara Municipal de Serra Talhada e eleito seu primeiro prefeito, Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú. Somente em 1939, por um decreto do então governador Agamenon Magalhães, Villa Bella recebe de volta seu nome de origem e passa a chamar-se Serra Talhada – “Terra de cabras Macho”.

A história da cidade é uma das mais ricas de todo o estado de Pernambuco. Seus fundadores participaram ativamente da história de Pernambuco e do Brasil, e seus descendentes, como Agamenon Magalhães, figuram entre as principais lideranças políticas brasileiras. A cidade é rica também pelos seus artistas e intelectuais destacando-se como referência no cenário cultural do estado.
 
Berço de figuras polêmicas, como Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), a cidade começa a se destacar também no cenário turístico, explorando aí, além de sua beleza plástica, a figura do Rei do Cangaço, principalmente na dança criada pelo seu bando: o xaxado.
 
Fonte: wikipedia.org

Brasil erradica a praga Cydia pomonella, conhecida como lagarta da maçã.


Foto: google.com

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller, participou nesta segunda-feira (5), em Vacaria, (RS), da assinatura que declara a erradicação da praga Cydia pomonella, conhecida como lagarta da maçã, do Brasil. O evento ocorreu na Estação Experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e contou com a presença de autoridades locais e produtores rurais.

De acordo com o ministro, a erradicação tem relevância para o país. “Por ser uma praga severa, que atinge diversos países, como Uruguai, Estados Unidos e Argentina, esta é uma conquista importante da defesa sanitária vegetal brasileira”, afirmou.

Dentre as medidas realizadas pelo MAPA, por meio do Programa Nacional de Erradicação da Cydia pomonella, estão a instalação e monitoramento de mais de 10 mil armadilhas e a captura de mais de 20 mil exemplares da praga. No total, cerca de 100 mil plantas hospedeiras foram erradicadas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, Estados que representam 95% da produção nacional de maçã.

A partir de agora, o MAPA deverá proceder a revisão dos requisitos fitossanitários de importação aos países exportadores de produtos considerados hospedeiros da praga e a elaboração de plano de contingência. Além disso, serão tomadas as demais medidas necessárias à manutenção do reconhecimento como praga erradicada do País.

A praga foi detectada no território nacional pela primeira vez em 1991 e a última captura ocorreu em novembro de 2011. Segundo a Convenção Internacional para a Proteção de Vegetais (CIPV), as áreas produtivas podem ser declaradas livres da praga depois de dois anos da última ocorrência identificada.
 
Fonte: Assessoria de comunicação do MAPA

7º Festival de Cinema de Triunfo


Foto: google.com

Estão abertas as inscrições para o 7º Festival de Cinema de Triunfo, no Sertão de Pernambuco. Cineastas de todas as regiões do Brasil podem se inscrever, nas categorias longa-metragem nacional, curta-metragem nacional, curta-metragem pernambucano, curta-metragem infanto-juvenil e curta-metragem dos sertões. O evento será realizado entre os dias 4 e 9 de agosto no Cineteatro Guarany.

Segundo a organização do evento, a novidade desta edição é a entrega do Troféu Fernando Spencer para o melhor curta-metragem filmado em Pernambuco. Segundo o secretário de Cultura do estado, Marcelo Canuto, o nome da premiação é "mais um reconhecimento à valorosa contribuição que este pioneiro do audiovisual deu à cultura pernambucana", explica. O cineasta que dá nome à condecoração morreu depois de enfrentar um câncer por seis anos.

Haverá R$ 50 mil em prêmios para as melhores películas. Para Carla Francine, coordenadora do evento, o eixo de formação também será fortalecido. “Oficinas e debates sobre a produção audiovisual vão reunir produtores, cineclubistas e profissionais da área em momentos de reflexão, não apenas sobre o bom momento do nosso cinema, mas também para apontar caminhos que fortaleçam cada vez mais o setor em todo o estado”, comenta.

De acordo com a convocatória, que pode ser acessada aqui, as inscrições seguem até o dia 2 de junho. A ficha de inscrições está disponível no site da Fundarpe.
 
 
Fonte: G1.com