Translate

sábado, 9 de novembro de 2013

Plantas Medicinais


Acerola
 
Foto: google.com
A árvore da acerola chama-se aceroleira. É um arbusto de aproximadamente 3 metros de altura.

A acerola é uma fruta de cor vermelha que possui um sabor ácido-azedo. É uma fruta típica de regiões tropicais e subtropicais, pois necessita muito dos raios solares no seu processo de vida.

Uma fruta apenas, possui aproximadamente um grama de Vitamina C (ácido ascórbico). Além da vitamina C, a acerola apresentação boas quantidades de: cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3. Uma acerola pesa, em média, de 20 a 40 gramas.

Atualmente a região nordeste do Brasil é a maior produto de acerolas do país. A agroindústria utiliza a fruta para a produção de sucos, polpa congelada e outros produtos alimentícios.

Tem cerca de 100 vezes mais vitamina C do que o limão e a laranja, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju ou a amora! Três a quatro unidades da fruta suprem as necessidades diárias de vitamina C de um adulto!

É importante ressaltar que quanto mais verde estiver a fruta, mais vitamina C tem. Quando o fruto estiver verde escuro possui 90% de mais vitamina C e 50% de menos açúcares.

A acerola é importante por garantir a resistência do organismo contra vírus e infecções, avitamina C não é sintetizada pelo organismo e precisa ser ingerida. Ela é fundamental para a saúde dos dentes e gengivas, promove a absorção, depósito também o transporte do ferro pela dieta, é necessária para a síntese dos ácidos biliares. Por ser um dos mais valiosos antioxidantes naturais, torna-se de grande importância na batalha contra os radicais livres, ajudando a prevenir contra tumores.
Foto: google.com

Algumas das indicações:

Afecções pulmonares;
Auxilia no tratamento de disenterias;
Cicatrização de feridas;
Fadiga;
Gripes;
Hemorragias nasais e gengivais;
Indicado na dieta de pessoas desnutridas e em recuperações de desgastes físicos;
Irritabilidade;
Minimiza as dores musculares e nas articulações;
Reumatismo.
Tratamento de anemia;
Tuberculose;
Tratamento de doenças do fígado;

A acerola sofre variação em relação a sua cor, ao seu tamanho e ao seu formato, por possuir várias espécies. Existem 42 variedades plantadas no Brasil. A sua fruta é extremamente frágil, após madura permanece no pé por apenas dois dias. Quanto ao sabor, mediante as variedades as acerolas podem ser doces, ácidas e superácidas sendo que sua utilização é maior na produção de sucos, o que não a restringe a outras finalidades como sob a forma sorvetes, geleias, xaropes, licores e doces em calda.

Fonte:
criasaude.com
frutasnobrasil.com