Translate

domingo, 29 de dezembro de 2013

60 anos - Santa Cruz do Capibaribe



AGENDA DE EVENTOS - Tamandaré Fest



DESTAQUE - Aniversário do Município Santa Cruz do Capibaribe



HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


Santa Cruz do Capibaribe, era conhecida como “terras das Gameleiras. Em 1700, o português Antonio Burgos,saiu da Capital pernambucana margeando o Rio Capibaribe a procura de um clima propicio a sua saúde. Ao chegar aqui,encontrou um povoado ideal para viver. À época pertencia ao Município de Taquaritinga do Norte. Logo, ergueu uma grande Cruz de Madeira,fato que deu o nome Santa Cruz do Capibaribe. Aqui fixou residência e construiu também uma Capela de taipa, aos poucos foram construídas outras casas ao redor da Capela. Em 29 de dezembro de 1953, o distrito foi elevado a categoria de Município.




EVOLUÇÃO ECONÔMICA

No início, predominava, a agricultura a pecuária de subsistência e manufaturas de calçados. Na década de 50, comerciantes daqui,traziam do sul do país, retalhos de helanca para confeccionar diversas roupas, e daí surgiu o nome SULANCA, que eram vendidas em outras cidades e até em outros estados, só em 1976 teve início a FEIRA DA SULANCA em Santa Cruz do Capibaribe. 

Inicialmente, a produção era manual. Com muito trabalho, resistência e determinação da população santacruzense. O Município é hoje, conhecido nacionalmente,devido ao seu gigantesco comércio de confecções com alta qualidade e preço de fábrica. Mais de 3 mil pequenas e micro empresas fabricam para todo o país. Diversas indústrias de tecidos,elásticos e zíperes e grande uma rede de armarinhos e lojas de máquinas industriais impulsionam o crescimento de Santa Cruz. 




Santa Cruz do Capibaribe é a terceira maior cidade da Agreste Pernambucano em população com 96 908 habitantes segundo IBGE/2013, atrás apenas de Caruaru e Garanhuns. 

Santa Cruz do Capibaribe além de uma cidade pólo é a maior produtora de confecções de Pernambuco segundo o SENAI e a 2º maior produtora de confecções do Brasil, possuí o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center Santa Cruz. É também conhecida como a Capital da Sulanca ou Capital das Confecções.

Santa Cruz do Capibaribe é o principal ponto de escoação e vendas de confecções de Pernambuco, que com Toritama e Caruaru formam o destacado Triângulo das confecções.

GEOGRAFIA

A área municipal ocupa 368,0 km² e representa 0.37 % do Estado de Pernambuco. A sede do município tem uma altitude aproximada de 438 metros e coordenadas geográficas de 7 graus 57 minutos e 27 segundos de latitude sul e 36 graus 12 minutos e 17 segundos de longitude oeste, distando 194,3 quilômetros da capital, cujo acesso é feito pela BR-232/104 e PE-160.

O clima da cidade é o semiárido, do tipo BSh. No verão é quente e seco, com máximas entre 25°C e 34°C, com mínimas entre 16°C e 20°C. No inverno é chuvoso e ameno, com máximas entre 21°C e 26°C, com mínimas entre 11°C e 15°C.

Tipo de clima: Semiárido
Precipitação pluviométrica: 801,9 mm
Temperatura média anual: 22,9°C
Meses chuvosos: abril a julho

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Quem quer fazer compras gastando o mínimo possível, deve arrumar as malas, preparar as sacolas e colocar um pouco de dinheiro no bolso para ir correndo a Santa Cruz do Capibaribe. Um dos principais pólos de produção e venda de confecções populares do país, a cidade é conhecida por sua tradicional Feira da Sulanca. São mais de seis mil barracas oferecendo artigos variados, desde peças íntimas a brinquedos e artesanatos.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS

FEIRA DA SULANCA - Possuindo mais de 6 mil bancos, é considerada a maior feira livre do país, expondo em seus bancos grande variedade de produtos que vão desde roupas femininas, masculinas e infantis, peças de cama, mesa e banho, roupas íntimas, moda prais, etc;

IGREJA MATRIZ DO SENHOR BOM JESUS DOS AFLITOS - Construída em 1874, um prédio secular com vitrais e imagens belíssimas.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA PEDRA DO PARÁ - cavernas com mais de 100 pinturas rupestres - localizada na Serra do Pará a 22 Km da Sede. Localizado na SERRA DO PARÁ (com altitude de 750m) e possuindo o MIRANTE DA SERRA DO PARÁ possibilitando visão panorâmica d e toda a região.

MIRANTE DO CRUZEIRO - Possuindo em seu topo um cruzeiro em homenagem a Frei Damião, fornece uma visão panorâmica da sede do Município de Santa Cruz do Capibaribe.

PARQUE FLORESTAL FERNANDO SILVESTRE - Localizado na rua Cabo Otávio Aragão em Bairro Novo.

Fonte:
camarascc.com
wikipedia.org