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sábado, 12 de outubro de 2013

Dia do Engenheiro Agrônomo


Engenheiro Agrônomo


Foto: google.com
O Engenheiro Agrônomo é um profissional de nível superior. Seu campo de atuação é vasto, abrangendo fitotecnia, solos, engenharia rural e meio ambiente. Para atuar no Brasil, o profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA.

O dia do engenheiro agrônomo é comemorado em 12 de outubro por causa da primeira regulamentação da profissão, que aconteceu em 12 de outubro de 1933.




PERFIL PROFISSIONAL

Definição da Profissão

O Engenheiro Agrônomo é o profissional com formação eclética, capaz de gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicas agronômicas, adequadas a uma agricultura racional e integrada à produção vegetal e animal, tendo uma sólida formação humanística, desenvolvendo consciência social, econômica, cultural e crítica das atividades pertinentes ao seu campo profissional, orientando a comunidade onde está inserido e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do homem.

O Engenheiro Agrônomo deve ter uma formação generalista, com sólido embasamento nas áreas fundamentais do conhecimento científico e técnico relacionado às ciências agrárias e do ambiente, sendo capaz de gerar e difundir conhecimentos científicos e técnicas agronômicas adequadas à promover o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro através de uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas de ordem humana, produtiva, científica e tecnológica, postando-se dentro das atribuições que a legislação profissional lhe confere de forma ética, observando aspectos culturais, políticos, sociais, ambientais e econômicos, proporcionando um desenvolvimento sustentável e contribuindo para a melhoria da sociedade.

O constante crescimento do agronegócio na economia brasileira, responsável pelo aumento das exportações e dos empregos no Brasil, tem valorizado e muito o trabalho do agrônomo.

Área de Atuação

A área de atuação do egresso do Curso Superior de Agronomia é bastante ampla, indo desde atividades internas das unidades de produção até as atividades do meio urbano, incorporando áreas genéricas e específicas do conhecimento, incluindo esferas do ensino, pesquisa e extensão, supervisão, coordenação e orientação técnica.

- Estudo, planejamento, projeto e especificação;

- Estudo de viabilidade técnico-econômica;

- Assistência, assessoria e consultoria;

- Direção de obra e serviço;

- Vistoria, perícia, arbitramento, laudo e parecer técnico;

- Desempenho de cargo e função técnica;

- Ensino, pesquisa, extensão, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica;

- Elaboração de orçamento;

- Padronização, mensuração e controle de qualidade;

- Execução de obra e serviço técnico;

- Fiscalização de obra e serviço técnico;

- Produção técnica e especializada;

- Condução de trabalho técnico;

- Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;

- Execução de instalação, montagem e reparo;

- Operação e manutenção de equipamento e instalação;

- Execução de desenho técnico.

Dia das Crianças



Dia das Crianças e o Meio Ambiente


Foto: google.com

O Dia Mundial da Criança é oficialmente o dia 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989. Porém no Brasil o dia das crianças é comemorado no dia 12 de outubro.

Para comemorar o dia das crianças seguem algumas dicas para se divertir e ao mesmo tempo ensinar as crianças a terem uma consciência ambiental e a valorizar o ambiente em que vivem, oferencendo a eles brinquedos sustentáveis.

Pois é através do exemplo dos pais que os filhos aprendem a ter certos valores, que os tornarão adultos mais comprometidos e responsáveis com o futuro do planeta e consequentemente das próximas gerações. É através de exemplos em casa como separar o lixo reciclável, reutilizar materiais para reduzir a quantidade de lixo, consumo consciente de água sem desperdício, entre outras atitudes que fazem toda a diferença na educação e formação de uma criança.

E no Dia das crianças não pode ser diferente. Utilizar brinquedos e brincadeiras ao ar livre e que permitem o contato com a natureza fazem bem à saúde. 

A brincadeira é o exercício físico mais completo de todos pois é através dela que as crianças despertam para agregar valores e virtudes à nossa vida. É através das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor.

Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo.

As brincadeiras são inúmeras como: peteca, bolinha de gude, bolinha de sabão, jogo de botão,  amarelinha, ciranda, bambolê, boca de forno, pipa e cama de gato, entre muitas outras, que além de ser saudáveis, possuem um grande valor cultural e que atualmente estão em "perigo de extinção".


Foto: google.com
A bicicleta, por exemplo, é um presente que incentiva a criança a ter vida mais saudável. Além de ter contato com um “veículo alternativo” – que reduz a poluição gerada por carros ou mesmo pelo uso do transporte público – a criança desfruta a sensação de autonomia, mantém o corpo em movimento, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio. Além disso, por ser uma atividade aeróbica, a bicicleta melhora a condição pulmonar e muscular e afasta a ameaça da obesidade.

O consumo compartilhado de brinquedos também pode ser uma forma de contribuir com o meio ambiente, evitando o descarte excessivo de materiais.


Foto: google.com
Algumas Dicas para despertar a consciência ecológica nas crianças:

- Em primeiro lugar, dando exemplo dentro de casa, quanto à economia de energia, água, papel, evitanto toda forma de desperdício. 

-Quando forem passear com eles, levar sempre sacos de lixo, e não jogar lixo em qualquer lugar. 

-Se morarem em prédios, condomínios, realizarem gincanas de limpeza, dando às crianças essa responsabilidade, munindo-as de luvas, sacos de lixo e premiação quanto à limpeza. Crianças gostam de responsabilidades e desafios. 

-Verificar se na escola do seu filho, são desenvolvidos projetos ambientais e consciência ecológica. Caso não haja esse tipo de ação, sugerir e se engajar no projeto. 

- Locar filmes que tenham como foco a preservação do meio ambiente. 

- Incluir na leitura dos seus pequenos livros que incentivam a preservação do meio ambiente.