Translate

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Apicultura do Brasil para o Mundo


Secretaria da Agricultura e da Pesca de SC lança programa para apicultura


Foto: google.com
Santa Catarina conquistou neste mês, em Ucrânia, pela segunda vez, o título de melhor mel do mundo num congresso internacional de apicultura envolvendo 86 países. 

Para comemorar a conquista, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC) promoveu nesta quarta-feira, dia 23, na sede da Secretaria um Café com Mel para apresentar as quatro variedades do produto que conquistaram o título e o mais novo programa do Governo do Estado que prevê a distribuição de Kit Apicultura para incentivar a produção de mel.

De acordo com o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, o Café com Mel servirá para reconhecimento estadual desta conquista importante para o Estado e divulgar como está o quadro da apicultura catarinense. Ele lembra que Santa Catarina já foi líder nacional na produção do mel, mas vem perdendo espaço para outros estados, por isso haverá uma ação do Governo do Estado para incentivar a produção. Incentivar a apicultura no Estado é estimular também o desenvolvimento rural sustentável. E é este o tipo de produção que queremos fomentar em Santa Catarina: atividades que permitam ao produtor rural ter uma renda extra, com consciência ambiental e fixação do homem no campo.

São mais de 30 mil famílias rurais dedicadas à apicultura no Estado, possuindo um total de 350 mil colmeias instaladas e uma produção de seis mil toneladas/ano. Tais números confirmam a colocação de Santa Catarina como um dos maiores produtores de mel do Brasil, diz Rodrigues. Em 1979, a FAASC conquistou na Grécia o título mundial de melhor mel do mundo. Dessa vez, o mel processado pela Prodapys, de Araranguá, conquistou o reconhecimento mundial. Quatro variedades do produto catarinense ficaram no topo da disputa que envolveu 86 países. Na avaliação individual, o mel escuro e a cera de abelha receberam medalha de ouro, já o mel claro conquistou o bronze. A empresa localizada no Sul de Santa Catarina produz cerca de três mil toneladas de mel por ano.

O novo programa da Secretaria da Agricultura e da Pesca consiste em fornecer aos produtores interessados equipamentos necessários para implantação da apicultura na propriedade. Cada Kit terá na sua composição os seguintes equipamentos: seis colmeias, com ninho e dois melgueiras; cera alveolada para seis colmeias; formão; dois macacões completos com máscara; dois pares de luvas e um fumegador. O valor deste kit é de aproximadamente R$ 1.800,00. Ao adquiri-lo, o produtor terá dois anos de prazo para pagamento com parcela anual. Se o pagamento for único, quando do vencimento da primeira, haverá subvenção da ordem de 60% sobre o valor da segunda parcela. Neste caso, o produtor pagará apenas R$ 1.260,00. Para 2014 há previsão de fornecimento de 490 kits.

Fonte: 
Governo de SC

Concurso


Concurso MAPA

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) baixou uma nova portaria (327/2013), que autoriza a realização de concursos públicos destinados ao provimento de cargos do quadro de pessoal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A pasta terá um novo prazo para a publicação dos editais, que se encerra dentro de seis meses.

A outra novidade desta portaria - e esta agradará mais aos concurseiros - é a ampliação das vagas oferecidas, 60 a mais do que o total previsto anteriormente (veja notícia anterior abaixo), todas estas para Fiscais Federais Agropecuários.

Para a reposição de pessoal do quadro do MAPA, foram destinados 422 cargos, distribuídos entre os postos de Fiscal Federal Agropecuário (172), Agente de Atividades Agropecuárias (50), Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (100), Administrador (25), Agente Administrativo (50), Bibliotecário (2), Contador (6), Economista (4), Engenheiro (3), Geógrafo (3), Psicólogo (2) e Técnico de Contabilidade (5).

Os cargos destinados à substituição de terceirizados são: Fiscal Federal Agropecuário (60), Auxiliar de Laboratório (70), Técnico de Laboratório (184), e Agente Administrativo (60), totalizando 374 vagas.

A portaria está publicada no Diário Oficial da União de 17 de setembro de 2013, seção 1, páginas 73 e 74.

Fonte:
concursosnobrasil.com

Benefícios do Azeite


Azeite é saúde


Foto: google.com

A grande diferenciação e os benefícios de saudabilidade associados ao consumo do azeite de oliva estão diretamente relacionados a sua composição que é rica em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oléico, e baixo em saturados o que favorece o controle do colesterol, pois pode ajudar a reduzir o colesterol "ruim" (LDL) no sangue, mantendo o nível de colesterol "bom" (HDL). 

Desse modo permitindo um equilíbrio saudável entre os dois tipos de colesterol.

A presença de hidrocarbonetos (esqualeno) no azeite favorecem a excreção de toxinas, ajuda na saúde celular e tem efeitos anticarcinogênicos. 

Possui esteróis (ß-sitosterol) favorecendo a redução do colesterol e ajuda na prevenção e combate ao câncer (próstata, colon, mama), compostos fenólicos que inibem oxidação, reagem com radicais livres, inibindo a agregação plaquetária e previnem a oxidação do LDL e Contém vitamina E, um poderoso antioxidante.

O azeite de oliva, pela sua composição, tem uma contribuição fundamental na prevenção e tratamento de inúmeras doenças:


Foto: google.com
Arteriosclerose
Trombose
Diabetes mellitus
Doença biliar
Pele (efeito protetor e tonificante)
Cataratas e doenças oculares
Mineralização óssea - Hipertensão
Câncer (mama, próstata, trato digestivo)
Aumenta a expectativa de vida (fortalece o sistema imunológico)
Tem efeito positivo sobre a depressão
Confere proteção contra a deterioração da função cognitiva (perda de memória)

Fonte:
oliva.org.br

Receita


Lagarto recheado de queijo ao molho cremoso de laranja



Foto: google.com
Ingredientes
. 1 lagarto de 1,5 Kg
. Sal e limão a gosto
. 4 colheres (sopa) de margarina
. 2 cebolas raladas ou passadas no processador
. 2 xícaras (chá) de suco de laranja
. 1 pacote de creme de cebola
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
. 1 lata de creme de leite
. 300 g de mussarela cortada em fatias grossas


Modo de preparo
1. Tempere a carne com o sal e o suco de limão.
2. Na panela de pressão, derreta a margarina, junte a cebola e o lagarto e deixe dourar.
3. Junte o suco de laranja e cozinhe por 5 minutos.
4. Complete a panela com a água até cobrir a carne.
5. Feche a panela e cozinhe por 50 minutos após o início da pressão.
6. Deixe sair a pressão, retire a carne, coloque em uma travessa e leve à geladeira.
7. Dissolva o creme de cebola no caldo de cozimento da carne e deixe ferver.
8. Adicione o açúcar, o extrato de tomate e deixe cozinhar até engrossar.
9. Desligue o fogo, deixe esfriar e misture o creme de leite.
10. Fatie a carne sem chegar até o fim.
11. Entre as fatias, coloque a mussarela e, por cima, despeje o molho.
12. Leve ao forno até o queijo derreter.


Tipo de prato: Prato principal
Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Carne
Calorias: 382 por porção

Fonte: Abril.com