Translate

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Doenças comuns em Coelhos


Foto: google.com

Os coelhos são mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos. Caracterizam-se pela cauda curta e as orelhas e patas compridas. Esses pequenos mamíferos encontram-se facilmente em muitas regiões do planeta.

Existe alguns tipos de doenças que acometem os coelhos com uma certa frequência, abaixo segue algumas características dessas doenças e possíveis tratamentos e prevenções.
 Coriza – corrimento nasal, os animais apresentam febre, perda de apetite e tosse. Ocorre geralmente com mudanças radicais de temperatura, ventilação excessiva nos coelhos e ração não peneirada para retirada do pó, são os principais causadores de coriza.

Coccidiose – é uma enfermidade causada por protozoários do gênero eiméria. Caracterizada pela presença de pontos amarelos no fígado. A transmissão ocorre devido ao contato com as fezes.

Conjuntivite – é uma infecção do olho com inflamação da mucosa ocular. Causada por poeira, umidade excessiva, forte ventilação, variação de temperatura bem como alto nível de amônia. O tratamento é feito com colírios e se for o caso isolar o animal em um ambiente sem as causas citadas.
Foto: google.com
Sarna – Existe dois tipos de sarna que acomete os coelhos, a sarna auricular e a sarna que acomete áreas do corpo. Ambas são enfermidades causada por ácaros, sintomas: escamação da pele, coceira e inchação lateral da cabeça, formação de crostas na cabeça do coelho, principalmente na boca, olhos e nariz, estendendo-se nos casos graves às patas e órgãos genitais. A prevenção deve ser feita com a pulverização do ambiente regularmente e higiene no local é essencial para evitar que a sarna se espalhe com outros animais. Importante também observar todos os coelhos em seus primeiros 30 a 80 dias de vida. Na primeira suspeita da sarna já passar sarnicidas locais. É altamente contagiosa e exige medidas rápidas de profilaxia e higiene a fim de impedir sua propagação.
Foto:google.com

Mixomatose – é uma enfermidade virótica, altamente contagiosa, com elevado índice de mortalidade.

Diarreia – causada por distúrbios digestivos, como a falta / qualidade de fibra na ração, excesso de proteína na ração, alimentação em estados de fermentação / alterações bruscas na alimentação, excesso de leite, infecção por Pasteurella, etc. a diarreia é diagnosticada não somente pelas fezes diluídas e sim também pela sua coloração e idade do animal, tendo maior índice de mortalidade quando ocorre em coelhos jovens de 30 a 80 dias.