Translate

terça-feira, 4 de março de 2014

Palma Forrageira (Opuntia Cochenillifera)




Foto: www.google.com
A medicina popular, principalmente a mexicana, registra a cura de um grande número de doenças com o uso da palma forrageira. 

O fruto da palma é considerado antidiarréico, antidisentérico, peitoral, antiasmático e béquico, diurético, cardiotônico, antiinflamatório da bexiga e da uretra, aliviando o ardor causado pela cistite e uretite.

Os efeitos diurético e antidiabético da palma foram comprovados cientificamente, bem como, a ação antiglicêmica  e  redução de níveis de colesterol no sangue.

Além disso, a palma é rica em vitamina A e ferro, dois nutrientes importantes para a saúde. Em algumas localidades do nordeste, a palma foi incluída na merenda escolar de municípios com altas taxas de anemia relacionada à deficiência de ferro em crianças. A anemia ferropriva pode gerar diminuição da capacidade de aprendizado, apatia entre outras conseqüências. Após alguns meses de refeições com palma, o número de crianças anêmicas diminuiu consideravelmente.

Além de ser conhecida pela sua utilidade na medicina popular, a palma também é utilizada de outras formas como mostra o quadro a seguir: