Translate

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Simpósio


Inscrições abertas para o I Simpósio de Agroenergia

O PET AgroEnergia UFRPE  convida a todos os interessados a participarem do I Simpósio de Agroenergia (I SAE) “Inovações tecnológicas no uso, geração e cogeração de energia”. O evento será realizado entre os dias 05 e 07 de novembro, no auditório da Pró-Reitoria de Atividades de Extensão da UFRPE (PRAE), no campus Dois Irmãos, em Recife.

O I SAE contará com palestras técnicas, mesas redondas, minicursos e oficinas. A programação reserva espaço também para uma rodada de debates sobre estágios internacionais, em que os participantes poderão sanar as mais diversas dúvidas sobre as oportunidades referentes ao Programa Ciência sem Fronteiras. Veja mais detalhes sobre a programação (smarturl.it/ISAE-Programacao).

As inscrições diretamente no site do evento: (smarturl.it/ISAE-Inscricoes)

Para maiores informações: Inscricao1sae@gmail.com

Facebook:https://www.facebook.com/Isaepetagroenergia?fref=ts

https://www.facebook.com/petagroenergia.ufrpe?fref=ts

Fonte: site UFRPE

Evento


5ª Semana de Ecologia da UFRPE



A 5ª Semana de Ecologia da UFRPE será realizada no período de 18 a 21 de novembro de 2013, na Universidade Federal Rural de Pernambuco – PE, em Recife – PE. O evento terá como tema: “Água: Ecologia, Gestão e Conservação”, levando em consideração a percepção de como a humanidade tem utilizado esse precioso recurso e os desafios que temos em mãos para conservação e utilização sustentável do mesmo. A V Semana contará com palestras, mesas-redondas, submissão de resumos simples e minicursos.


Maiores informações: 


Inscrição para V Semana de Ecologia da UFRPE 2013

V Semana de Ecologia da UFRPE 2013: Clique aqui para fazer sua inscrição.
Evento sem minicurso: 20,00 R$
Evento + Minicurso: 25,00 R$

OBS: A inscrição será confirmada por e-mail após a confirmação do pagamento. Após a confirmação de inscrição, não haverá devolução do valor pago.


Submissão de Trabalhos da V Semana de Ecologia da UFRPE 2013

Clique aqui para conferir o modelo de resumo e aqui para saber como enviar.


Contato 
Universidade Federal Rural de Pernambuco
PET Ecologia e Área de Ecologia
Telefone: (81) 3320-6324
E-mail: semanaecologia@hotmail.com

Planta Medicinal


Jurubeba (Solanum paniculatum)

Foto: google.com
A jurubeba, planta medicinal também conhecida como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba, tem gosto amargo e pode chegar a 3 metros de altura, possui folhas lisas e espinhos curvos no tronco, pequenos frutos amarelos e flores da cor lilás ou brancas. 

A jurubeba pode ser usada na culinária e como auxiliar no tratamento de doenças como a anemia e doenças do fígado ou digestivas. Seu nome cientifico é Solanum paniculatum.



A jurubeba serve para auxiliar o tratamento de doenças como: hepatite, contusões, gastrite, úlcera, anemia, acne, anorexia, azia, ressaca, tosse, bronquite, problemas de bexiga, cistite, contusão, febres, diabete, engorgitamento do fígado e do baço, estômago, erisipela, auxiliar no emagrecimento, feridas, gripe, hepatite, icterícia, malária, náusea, tumores abdominais e uterinos.

A jurubeba possui propriedades medicinais anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, contra febre, protetora do fígado, tônico vascular. Suas raízes e frutos são ricos em propriedades diurética, estimulante, laxante e tônica que é eficaz contra diabetes além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço.

Os efeitos colaterais da Jurubeba poderão ocorrer com a ingestão prolongada do medicamento. Devido a alta concentração de alcalóides e esteróides poderá causar em alguns casos diarréias, aumento das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas e vômitos.

Deve ser evitada durante a amamentação e não se deve utilizar por tempo prolongado pois pode causar intoxicação.

Modo de uso:
A Jurubeba poderá ser usada em chás por infusão, tintura, suco das raízes ou frutos, ou em pó.

Chá para uso interno: Infusão de 2 colheres de sopa de folhas, frutos ou flores em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras de chá morno, sem açúcar por dia. 

Chá para gargarejos e cicatrização de feridas e acne: Coloque 1 colher de sopa de folhas cortadas em pedaços bem pequenos em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por 10 minutos e coe. Aplicar no local ou usar morno para gargarejos.

Fonte: tuasaude.com

Congresso


40° CONBRAVET - Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária


40° CONBRAVET - Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária - Paralelo a este evento serão também realizados o XIII Encontro de Medicina Veterinária Militar; IX Congresso Brasileiro de Aquicultura.

Data: 18 a 21 de novembro de 2013

Local: Bahia Othon Palace Hotel, Salvador/BA


Inscrições do Conbravet 2013 

Conbravet 2013: inscrições online

Eventos Paralelos:
- IX Congresso Brasileiro de Aquicultura
- XIII Encontro de Medicina Veterinária Militar
- L Encontro de Médicos Veterinários da Bahia


Temáticas: 
- Animais de Companhia
- Animais Silvestres
- Agronegócio
- Aquicultura
- Bem estar animal, Bioética e Direito dos Animais
- Biossegurança, Biotecnologia, Defesa e vigilância sanitária
- História da Medicina Veterinária
- Políticas para o Ensino, Extensão e PesquisaPolíticas Pública, Comunicação e Programas de saúde animal e humana
- Reprodução Animal
- Saúde e produção de ruminantes e eqüídeos
- Saúde e produção de aves e suínos
- Sistema de Produção orgânica
- Saúde Pública
- Sustentabilidade e preservação ambientalTecnologia Sociais


Receita


PUDIM DE CHOCOLATE MEIO-AMARGO






Base
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 medida da lata (de leite condensado) de leite integral
3 ovos
1 tablete de chocolate meio-amargo (170gr)

Caramelo
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo
Em uma tigela, rale o chocolate e adicione um pouco de leite quente para derretê-lo, formando uma mistura homogênea. Depois, acrescente o leite condensado com o leite integral. Bata os ovos e adicione a mistura anterior. Coe e reserve.

Para fazer o caramelo, coloque o açúcar numa panela e adicione uma quantidade de água suficiente para molhá-lo. Cozinhe até virar um caramelo e coloque numa forma de pudim com 18 cm de diâmetro.

Adicione a base do pudim à forma com caramelo e cozinhe em banho-maria no forno a 150˚C por aproximadamente 1 hora a 1 hora e meia ou até o centro do pudim estar firme.