Translate

terça-feira, 24 de março de 2015

Agora é Lei! Merenda orgânica em SP





SP terá merenda orgânica nas escolas com alimentos fornecidos por agricultores da cidade. Com isso não só à saúde dos alunos pode melhorar, mas também a conscientização deles, de seus pais e professores, aumenta trabalho e renda na cidades, mantém-se o cinturão verde, reduz-se poluição do solo com fertilizantes e inseticidas e corta-se as emissões de gases efeito estufa, pois a distância de transporte dos alimentos.

O prefeito Fernando Haddad sancionou a lei 16.140, que inclui alimentos orgânicos ou de base agroecológica na merenda escolar paulistana. A nova regra é resultado do projeto de lei 451/2013, do qual o vereador Ricardo Young (PPS) é coautor.

A ideia de uma legislação que versasse sobre a presença de orgânicos na alimentação escolar surgiu na Semana de Agroecologia, realizada em 2013 na Câmara Municipal de São Paulo. Desde então movimentos sociais ligados ao tema estiveram em diálogo constante com os mandatos dos vereadores autores da lei. Um primeiro projeto foi aprovado anteriormente, mas vetado pelo prefeito. Após o veto, o Executivo se envolveu também na formulação de um novo texto, que atendesse as demandas e expectativas de todos.