Translate

terça-feira, 18 de março de 2014

Traficantes são detidos com 62 aves silvestres em Caruaru



 
Policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) detiveram dois dos maiores bio-traficantes de Pernambuco na última segunda-feira (17), em Caruaru, no Agreste do Estado. Com eles foram encontradas 62 espécies de aves silvestres. 
 
Laércio Afonso do Vale, 54 anos, e José Edson do Vale Silva, 42, foram detidos em casa. No local, a polícia encontrou um papagaio, uma ave da espécie salta-caminho,  29 craúnas, um sabiá, 12 papa-capins, um estevam, um galo de campina, um bicudo, um tiziu, três azulões, um cancão, dois xéxes, seis Canários e duas Jandaias. Todas as aves, que estavam acondicionadas ilegalmente, seriam vendidas na feira de Caruaru. 
 
Os suspeitos e as aves foram conduzidas à delegacia do município. Os suspeitos foram liberados e responderão em liberdade ao processo por infringir a lei nº 9605/98. As aves foram enviadas ao Ibama, em Recife, onde irão permanecer em quarentena e após a recuperação serão reintroduzidas na natureza em suas respectivas regiões do seu habitat natural.
 
Fonte: jconline

Concurso Público Arcoverde


Foto:google.com


Foi divulgado edital de concurso público n° 001/2014 da Prefeitura de Arcoverde - PE. Serão oferecidas 411 vagas de trabalho, sendo 57 para pessoas com deficiências.

As inscrições começam dia 17 de março e seguem até o dia 24 de abril de 2014, podendo ser realizadas através do site da empresa (www.conpass.com.br). As taxas de inscrição custam R$ 120,00 (superior) e R$ 80,00 (médio e técnico).

As provas acontecem no dia 1º de junho de 2014, em horário e local ainda a serem definidos. Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 02 de junho de 2014.

O resultado preliminar da prova escrita do concurso será publicado e divulgado até o dia 23 de junho de 2014.


Fonte: conpass.com.br

Abaixo-assinado virtual pede fim de zoo do 13 de Maio no Recife



Foto:google.com

Circula na internet, desde o dia 24 de fevereiro, uma petição em favor da desativação imediata do zoológico do Parque 13 de Maio, no Centro do Recife. O autor, o documentarista e cinegrafista Felipe Peres Calheiros, declarou que tomou a iniciativa motivado pela situação de confinamento e isolamento em que os animais silvestres vivem ali. A petição já tem 985 assinaturas.

“O espaço da praça não pode mais se confundir com um zoológico”, defende Felipe, lembrando que o peixe-boi já foi retirado da Praça do Derby. Ele conta que a ideia de fazer a petição surgiu em conversa com alguns amigos. “Queremos atrair pessoas para lutar contra essa situação de manter animais confinados em pequenas jaulas num espaço totalmente urbano”, explica. O engajamento não ficou somente nesse documento. Felipe Peres e amigos criaram o Bloco da Seriema – nome inspirado na ave que fica sozinha em uma jaula no parque, contrariando o hábito de viver acompanhada – , com página no Facebook, e já produziram um pequeno filme, retratando a situação dos bichos – está disponível no site www.vurto.com.br

A coleta de assinaturas não tem prazo para encerrar. A ideia de Felipe é levar essa petição à Prefeitura do Recife para reivindicar a remoção dos animais. A proposta já conta com apoio de ativistas pelos direitos dos animais. “Eu li e assinei a petição”, afirma Goretti Moura, da Dogmídia. Ela lembra que já existe uma lei estadual que proíbe a permanência de bichos silvestres em parques e praças públicas desde 2012 (nº 14.639). “Mas não está sendo cumprida”, reclama.

Essa lei foi uma resposta à manifestação organizada pelo Movimento de Defesa dos Animais, em 2011, pedindo a retirada dos animais de parque. “Constatamos que eles sofrem maus-tratos. Não falta alimentação, mas o local é muito barulhento, há muita fumaça e a iluminação não é adequada”, pontua Goretti Moura.

Questionada sobre o assunto, a Prefeitura do Recife informou, em nota, que a Secretaria-Executiva de Direitos dos Animais, juntamente com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e a Secretaria de Meio Ambiente, está elaborando um projeto que será apresentado ao prefeito Geraldo Júlio, relativo ao minizoológico do Parque 13 de Maio. O projeto prevê a retirada de alguns animais do local e a melhoria da qualidade de vida dos demais.

O Parque 13 de Maio tem 70 mil metros quadrados e abriga cerca de 30 animais silvestres, entre eles macacos e aves.
 
Fonte: jconline

MELÃO DE SÃO CAETANO (Momordica charantia)



Foto: google.com
Melão de São Caetano é uma planta de porte herbáceo,  pertencente à família das Cucurbitaceae. Com origem na África, atualmente pode ser encontrada em quase todo o Brasil, ocorre muito em terrenos abandonados.

As características são flores amarela-pálidas ou ainda brancas em cachos e o fruto é amarelo ouro abrindo-se aparece as sementes vermelhas.

As semente são comidas pelas crianças e muito procuradas pelos passarinhos. O fruto é comestível quando novo.

Suas folhas são utilizadas pelas lavadeiras para clarear roupas e tirar manchas.

Parte utilizada: Frutos, hastes, folhas e arilo das sementes.

Propriedades curativas : antileucorréico, anticatarral, anti-reumático, bactericida, antivirótico, anticancerígeno, antileucêmico, antitumoral, hipoglecimiante, anti-inflamatório nas colites, purgativo nas constipações, vermífugo e anti-parasitário externo.

Indicações : Inflamações hepáticas, diabetes, cólicas abdominais, problemas de pele, queimaduras com leucorréias purulentas, furúnculos e hemorróidas, triglicerídios, prisão de ventre, tosse, catarro amarelo, febres intermitentes, gripes, faringites como febrífico, edemas inflamatórios como diurético, Eczemas, nódulos, abcessos como resolutivos e antiinflamatórios, oligomenorréias e dismenorréias, como enemagogo e antiespasmódico. Dores articulares em geral como analgésico.

Utilização em Animais: Antes de usar essa receita tenha certeza de que é sarna mesmo. Fungo, alergia e outras doenças de pele também causam queda de pelos. Se for sarna, diariamente, por três semanas, dê um banho normal no bicho, seque com uma toalha e aplique o suco puro do melão. Deixe agir por 10 minutos (ele não pode lamber, é tóxico!), enxágue bem e seque.


Foto:google.com
Modo de Usar : 
Infusão de folhas secas: para leucorréia e menstruações difíceis, 10 gramas por litro de água. 

Sumo; feito com folhas e misturado com óleo de amêndoas doces, é usado em queimaduras. 

Decocção para diabétes - 5 gramas de folha fresca picadas em 1/4 de litro de água fria. Aquecer e ferver por 1 minuto. Deixar em repouso por 10 minutos e coar. Tomar 1/2 copo pela manhã e 1/2 copo antes do jantar. 

Infusão: 20 gramas de folhas e flores em 1 litro de água. Tomar 1/2 copo de manhã e 1/2 antes dom jantar. 

Pomada: raspar e misturar a polpa dos frutos com vaselina, para provocar a supuração nos casos de tumores, furúnculos. 

Frutos cozidos: vomitivos e antivenéreos.  Frutos maduros em cataplasmas: hemostáticos. 

Suco das folhas: emético, purgante, mordida de serpentes e afecções biliares. 

Raiz: adstringente. - decocção das folhas: infecções da pele. 

Infusão das folhas (forte): escabiose, picadas de insetos, malária, pruridos e úlceras malignas. Infusão da planta inteira: resfriado - folhas e frutos: gogo das aves. Infusão de 10 g de folhas secas por litro de água: leucorréia, menstruações difíceis e cólicas causadas por vermes. Infusão do fruto: hemorróidas. 

Ungüento: arilo contuso misturado com vaselina: tumores, furúnculos e carbúnculos. 

Suco: machucar as folhas verdes em óleo de amêndoas doces: queimadura. Suco puro das folhas: sarna.

Contra-indicações: gestantes, nutrizes e crianças; as sementes contém compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois tambêm é abortivo e inibidor da síntese proteíca. Também é contra indiciada para pessoas que querem ter filhos. Não administrar em diabéticos, pois tem efeitos hipoglicêmicos e portadores de diarréia crônica.


Fonte sites: 

plantasquecuram.com.br

mdemulher.abril.com.br