Translate

sábado, 13 de dezembro de 2014

Sabedoria sertaneja: Gravatá


Caroa (Foto: DoDesign-s)
Foto: cerratinga.org


GRAVATÁ (Aechmea muricata)

Tipo de bromélia de poucas folhas, com flores vermelhas ou rosadas. Planta da família das bromeliaceae, também conhecida como caraguatá. Seu nome vem da palavra em tupi kara wã, que significa talo com espinho. É uma planta resistente e típica das áreas de Caatinga.

As folhas do caroá fornecem fibra para a confecção de barbantes, linhas de pesca, tecidos, cestos, esteiras e chapéus, além de outras peças artesanais e decorativas.

Assim, a planta é responsável pela geração de renda em várias comunidades que têm se organizado em cooperativas para comercialização do artesanato de fibra natural de base extrativista. O seu manejo segue princípios tradicionais e caseiros.

Parte utilizada: Fruto.

Propriedades medicinais: Expectorante, diurético enérgico, tônico.

Indicações: Aparelho respiratório, asma, bronquite, coqueluche, diurético energético, doenças do aparelho urinário, expectorante, hidropisia, tosses.

Modo de usar: Suco do fruto: diurético, tosse, bronquite, expectorante.

Recentemente, estudos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) têm apontado que o caroá também tem propriedades medicinais, ainda que não sejam tradicionalmente reconhecidas nos seus territórios de origem. Os testes revelaram a presença de substâncias conhecidas como flavonoides, que atuam contra inflamações, dores e úlceras gástricas.

Fonte: plantasquecuram.com
           www.cerratinga.org