Translate

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Artigo Técnico - Como realizar e avaliar a cura de umbigo das bezerras em sua propriedade?









A cura de umbigo de bezerras recém-nascidas é de extrema importância e pode impactar no desenvolvimento do animal. Essa visa secar o coto umbilical de forma a não atrair moscas e a fechar a porta de entrada a microrganismos ao corpo inteiro. Por isso, deve ser prioridade! A cura de umbigo refletirá na saúde e produção da bezerra pelo resto da vida dela!

Para o umbigo secar naturalmente, pode levar de 7-10 dias. Em sistemas de produção de leite, concentrasse muitos animais em uma só área, o que aumenta o desafio de acúmulo de matéria orgânica e de microrganismos patogênicos. Por isso, ajudar secando os umbigos das bezerras o quanto antes, evita que uma infecção ocorra.

A utilização de iodo 10% é recomendável para a cura de umbigo, associado a isso um local com boa higiene e o monitoramento da eficiência da cura de umbigo são aconselháveis. A intenção é que o iodo resseque o umbigo dos bezerros, fechando a porta de entrada a microrganismos e acabando com o estímulo para moscas pousarem e depositarem ovos. Leia o artigo completo.