Translate

domingo, 2 de fevereiro de 2014

ABCZ lança jogos interativos para estimular público infantil


                                       ABCZ

A ABCZ Associação Brasileira dos Criadores de Zebu faz o lançamento de jogos interativos no site para estimular o aprendizado das crianças e aumentar a familiaridade dos pequenos com a pecuária nacional.

O jogo “Turma do Zebuzim” já está disponível para download em smartphones, tanto para sistemas Android, como IOS (Apple) e também disponível na internet nos endereços www.escolagames.com.br e no site da ABCZ www.abcz.org.br.

Durante o jogo, as crianças terão contato com uma atividade que faz parte do processo de formação educacional e cognitivo: os quebra-cabeças, ao mesmo tempo em que conhecerão características das raças zebuínas: nelore, tabapuã, brahman, gir, guzerá, sindi, indubrasil e kangayam. O jogo trabalha nas crianças o desenvolvimento do raciocínio lógico, da discriminação e da percepção visual. A partir da fragmentação de imagens, as crianças aprendem ainda a analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição.

O jogo traz dois níveis de dificuldade e o objetivo é montar a cabeça de um animal de determinada raça zebuína. Ao finalizar a montagem, o jogo apresenta um pequeno texto com as informações da raça que a criança acabou de montar.
 
Fonte:
abcz.org.br
 
***Na página do nosso Blog você encontra um "atalho" para acessar os jogos na página da ABCZ, basta clicar na foto dos jogos educativos online.***
 
 

MDA


O Ministério Do Desenvolvimento Agrário participa do Show Rural Coopavel com novas tecnologias para o meio rural brasileiro. O evento será em Cascavel, no Paraná, entre os dias 03 e 07 de fevereiro. http://bit.ly/ShowRural

No estande do MDA, os visitantes poderão ver equipamentos que podem ser financiados pelo Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O espaço terá ainda debates, palestras e demonstração de tecnologias. ‪#‎MaisAlimentos‬ ‪#‎Pronaf‬ ‪#‎AgriculturaFamiliar

O @[185454211549510:274:Ministério Do Desenvolvimento Agrário] participa do @[179830085447079:274:Show Rural Coopavel] com novas tecnologias para o meio rural brasileiro. O evento será em @[104165319619741:274:Cascavel], no Paraná, entre os dias 03 e 07 de fevereiro. http://bit.ly/ShowRural

No estande do MDA, os visitantes poderão ver equipamentos que podem ser financiados pelo Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O espaço terá ainda debates, palestras e demonstração de tecnologias. #MaisAlimentos #Pronaf #AgriculturaFamiliar

Palma Forageira


Utilização da Palma Forrageira no Semiárido

Foto: www.google.com.br
A palma forrageira é uma cultura originária do México onde sua utilização é bastante diversificada. Utiliza-se todo o potencial produtivo da planta, a exemplo de produção de frutas, de brotos jovens sob a forma de verdura para alimentar a população, forragens para os animais, cercas vivas para proteção dos solos, na medicina entre outros usos e aplicações.


No Brasil a palma é utilizada como alimento animal , principalmente no Nordeste por ser um volumoso aquoso, ou seja, por possuir alto teor de água e que ajuda a minimizar as consequências trazidas pela estiagem que acomete o semi-árido, porém precisa ser fornecida com outro alimento rico em fibra, por exemplo, silagem, feno, bagaço de cana, para corrigir a deficiência de fibra. Também se faz necessário o balanceamento da ração com proteínas e minerais, pois os altos valores energéticos de digestibilidade e de teor nutritivo, não são suficientes para suprir as necessidades alimentícias dos animais.

As espécies mais cultivadas no Nordeste são: Palma gigante (Opuntia ficus-indica L.), Palma redonda (Opuntia sp.) e a Palma miúda ou doce (Nopalea cochenillifera Salm-Dyck).

Para obter maior aproveitamento do espaço físico da propriedade no plantio da palma com maior produção de forragem por área, deve ser feito o plantio adensado que utiliza um espaçamento menor  (1,0 x 0,25m ou 1,0 x 0,50m) entre as fileiras e raquetes.

Como Cultivar a Palma adensada:

Escolha do terreno – a palma deve ser plantada em solos leves (argiloso-arenosos), não sujeitos a encharcamento e, se possível, evitar terrenos com muitas pedras, pois dificultam as limpas e aumentam as despesas;

Preparo da área – realizar a aração ou gradagem do terreno com trator ou à tração animal, a critério do criador; proceder à abertura dos sulcos destinados ao plantio das raquetes, utilizando o espaçamento de um metro linear entre sulcos com uma profundidade em torno de 20 centímetros.
plantio - efetuar o plantio das raquetes, enterrando-as no sulco até a metade do seu tamanho, para que fiquem firmes no solo; adotar o espaçamento de um metro entre as fileiras e 25 centímetros entre as raquetes.

Adubação - prática indispensável no cultivo da palma adensada:
adubação orgânica – se o criador dispuser de esterco de curral ou de caprinos e for utilizar o plantio em sulcos, recomenda-se distribuir ao longo destes, dois a três quilos de esterco por metro linear (metro corrido); quando o plantio for em covas, colocar no fundo destas, 500 a 750 gramas de esterco;
adubação química - de acordo com as recomendações da análise de solo.

Colheita da Palma:

- A primeira colheita deve ocorrer dois anos após o plantio e as seguintes de dois em dois anos;

- Caso o criador necessitar de um hectare por ano para alimentar o rebanho, é necessário plantar dois hectares com diferença de um ano de idade entre eles, para que, a cada ano, seja feita a colheita de um hectare.

Como fornecer Palma ao rebanho?

A palma deve ser fornecida ao gado, junto com outros alimentos como palhadas de culturas, pastos secos, capins de corte, feno, silagem, torta de algodão, farelo de soja, etc. para evitar a ocorrência de diarréia e aumentar o seu teor protéico.



BLOG DE XUCURU: TV CULTURA É ELEITA O 2º CANAL COM MAIOR QUALIDADE...

BLOG DE XUCURU: TV CULTURA É ELEITA O 2º CANAL COM MAIOR QUALIDADE...: Pesquisa sobre a qualidade dos canais de TV do mundo inteiro, mostra a TV CULTURA de São Paulo como a 2ª TV com maior qualidade do mundo, p...

PROGRAMAÇÃO SEBRAE - FEVEREIRO 2014


RECEITAS DA FAZENDA: CUSCUZ SÃO JOÃO





Foto: google.com

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de milho em flocos, pré-cozida (180 gramas)
¼ de xícara de manteiga derretida (50 gramas)
½ xícara de coco ralado, fresco ou seco (50 gramas)
½ xícara de açúcar (90 gramas)
½ xícara de leite (120 ml)
1 pitada de sal

Calda:
1 xícara de leite de coco (240 ml)
1 xícara de leite (240 ml)
açúcar a gosto

Como fazer:
Misture numa tigela todos os ingredientes. Deixe repousar por 5 minutos. Com 1 colher de (sopa) de massa, forme pequenas bolas. Para moldar a massa, use duas colheres de (sopa). Coloque-as numa panela grande, própria para cozinhar a vapor. Cozinhe, com a panela tampada, por 15 minutos, a partir do ponto de fervura da água.

Calda:
Misture o leite com o leite de coco e adoce a gosto.Banhe cada cuscuz com a calda ou, se preferir, sirva com melado. Decore a gosto.