Translate

quarta-feira, 13 de maio de 2015

13 de maio dia do Zootecnista


Zootecnista - Profissional da Ciências Agrárias

A zootecnia é a ciência que visa aproveitar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, com a finalidade de explorá-los racionalmente como fonte alimentar e outras finalidades junto aos seres humanos, ciência aplicada que trata da adaptação dos animais com potencialidades de domesticação ao ambiente criatório e, desta forma, aproveitá-los com a finalidade nutricional e econômica. 

Como ciência deriva diretamente da biologia como uma zoologia aplicada, pois ao conhecimento biológico do animal soma-se os princípios da economia e da produção de alimentos, visando suprir o mercado com produtos adequados a alimentação humana. 

O Zootecnista é o profissional habilitado para atuar na produção animal; as principais áreas de atuação são: Nutrição e Alimentação, Forragens, Genética e Melhoramento, Reprodução, Manejo, Instalações, Higiene, Tecnologia de Produtos e Derivados de Origem Animal e Administração Rural.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

De modo geral, as tarefas dos zootecnistas incluem:
avaliar geneticamente o rebanho;
estudar processos e regimes de criação;
planejar e avaliar as instalações utilizadas para a criação de animais;
selecionar os animais para formação do rebanho matriz para reprodução;
determinar o sistema e as técnicas a serem usados em cruzamentos;
determinar o sistema e as técnicas a serem usados no pasto;
pesquisar as necessidades nutricionais do rebanho e estabelecer a dieta adequada aos animais;
verificar as condições de higiene e da alimentação dos animais;
supervisionar a vacinação, a medicação e inseminação dos animais;
determinar e acompanhar formas padronizadas de abate, preparação e armazenamento;
realizar a supervisão técnica das exposições oficiais de animais.

Os que se dedicam à administração têm de:
organizar a produção animal da fazenda;
planejar as instalações;
estabelecer programas de qualidade;
desenvolver novos métodos de exploração;
acompanhar preços;
comprar e vender animais.

As atividades no campo de estudos e pesquisa são:
fazer pesquisa genética em laboratório, para conseguir espécies de melhor qualidade, mais resistentes e mais férteis;
estudar sistemas de cruzamento;
estudar o aperfeiçoamento dos métodos de abate;
pesquisar novos produtos de origem animal para os quais existe demanda;
estudar novos tipos de alimento e complementos alimentares para os animais;
aperfeiçoar métodos de armazenagem;
aperfeiçoar métodos de tratamento e despejo de resíduos, para preservação do meio ambiente.

Áreas de atuação e Especialidades:
Administração e economia rural: planeja e organiza a produção animal. Planeja a melhoria das insta;ações rurais, visando o aumento da produtividade e a melhoria das rações.

Industria de produtos para animais: criar e gerenciar a venda de rações, vitaminas, medicamentos e defensivos agrícolas.

Genética e reprodução: fazer avaliações genéticas de rebanhos, desenvolver técnicas de inseminação artificial e cruzamentos, formar um rebanho matriz, visando garantir rebanhos mais resistente e mais férteis.

Nutrição animal: cuidar da alimentação dos rebanhos, testando, pesquisado e escolhendo uma dieta.

Legislação:
A própria lei federal nº 5.550, que regulamenta e estabelece o campo de trabalho do zootecnista divide a competência profissional deste com os outros dois entes da Ciência Agrária Brasileira, onde em sua alínea C, doa artigo 2º qualifica Agrônomos e Veterinários, como aptos a exercer a zootecnia, mesmo que os campos relacionados a ela sejam ministrados com cargas horárias diminutas nas grades curriculares destes profissionais, criando desta forma uma "Incompetência Legal". 

Com o campo de trabalho dividido e a falta de conhecimento por parte dos proprietários rurais, que desconhecem que o trabalho deste profissional é constante e não "emergencial" (como a atuação de um veterinário por exemplo), o zootecnista recém formado muitas vezes se depara com uma realidade totalmente desfavorável a sua inserção no mercado de trabalho, passando muitas das vezes a abandonar a própria profissão que escolheu.

Este embate tem sido a motivação de diversos movimentos (profissionais, sindicais e estundantis) para a criação dos Conselhos (Federal e Regionais) de Zootecnia, além de várias tentativas para eliminar a alínea C do Artigo 2º da lei 5.550. O principal entrave a estes é a força política que os conselhos como o CFMV (CRMV's) e CFEA (CREA's), Veterinários e Agrônomos, possuem e usam estes para evitar a maior independência do Zootecnista e da Zootecnia, frente a Veterinária e Agronomia. E o principal foco está 
relacionado a proteção do Mercado de Trabalho.

Para acessar o conteúdo na íntegra da LEI Nº 5.550 - DE 04 DE DEZEMBRO DE 1968 que dispõe sobre o exercício da profissão de Zootecnista. 

Mercado de Trabalho:
Os principais centros de atuação ainda são o Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, o crescimento da pecuária no Norte e Nordeste tem aumentado a demanda por profissionais qualificados nestas regiões. A Região Sul também se destaca com a demanda para profissionais que atuem principalmente na suinocultura e avicultura.

Salário inicial: 
R$ 3.732,00 (6 horas diárias);

Fonte: Sindicato dos Zootecnistas do Estado de Santa Catarina.