Translate

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Lista de Telefones e Endereços Úteis


Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) 

Marca AdagroA Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco tem como missão promover e executar a defesa agropecuária, para assegurar a saúde dos animais e vegetais e a qualidade de seus produtos e subprodutos consumidos pela população do estado de Pernambuco.

Gerente Geral
Erivânia Camelo de Almeida

Endereço: Av. Caxangá, 2.200 - Cordeiro 
Contato: (81) 3181.4501 
Site: www.adagro.pe.gov.br 
E-mail: gerenciageral@adagro.pe.gov.br 

Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa)

Marca AdagroA Ceasa é uma organização social, cuja missão é racionalizar e otimizar os processos de comercialização e de abastecimento de produtos alimentícios e atípicos, disponibilizando infra-estrutura, gerenciamento, apoio logístico e serviços complementares, priorizando a regularidade da oferta, o fluxo de informações no segmento da produção, a comercialização e o fortalecimento do livre comércio/regulação do mercado.

Presidente 
Romero Fittipaldi Pontual

Endereço: BR-101 Sul - Km 70 - Curado 
Contato: (81) 3182.3500
Site: www.ceasape.org.br 
E-mail: presidencia@ceasape.org.br

Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe)

Marca AdagroO Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) atua na área de regularização fundiária, aquisição e redistribuição de terras, investimentos produtivos e de infraestrutura nos assentamentos públicos estaduais. As ações do ITERPE buscam a sustentabilidade ambiental e a valorização da agricultura familiar. O Instituto foi criado pelo governador Eduardo Campos através da lei nº 13.900/2009, em substituição à antiga unidade técnica Fundo de Terras de Pernambuco. Como Instituto, o órgão passou a ter mais autonomia gerencial e financeira. 

Diretor-presidente
Getúlio de Sá Gondim

Endereço: Av. Caxangá, 2.200 - Cordeiro 
Contato: (81) 3184.5200
Site: www.iterpe.pe.gov.br
E-mail: presidencia@iterpe.pe.gov.br


Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) 

Marca AdagroO IPA tem por missão gerar tecnologia, prestar assistência técnica e extensão rural, prioritariamente aos agricultores de base familiar, realizar obras de infra-estrutura hídrica e disponibilizar bens e serviços para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Diretor-presidente 
Júlio Zoé de Brito

Endereço: Av. General San Martin, 1371 - Bongi 
Contato: (81) 3184.7200
Site: www.ipa.br
E-mail: ipa@ipa.br


Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural)

Marca ProRuralVinculado à Secretaria Executiva de Agricultura Familiar - SEAF, da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - SARA e atua com o objetivo de promover a sustentabilidade de comunidades rurais. 

Sua missão é contribuir para o desenvolvimento rural sustentável de Pernambuco, através da qualificação da gestão socioeconômica das organizações de produtores e produtoras familiares por meio do apoio a sua organização em redes territoriais; do estímulo a introdução de inovações produtivas e o acesso a mercados; de articulação de parcerias e da atuação participativa nos espaços de controle social. 

Endereço: Rua Gervásio Pires, 399 - Boa Vista 
Contato: (81) 3181.3100
E-mail: mailto: prorural@prorural.pe.gov.br

Palestra online gratuita - Comunicação e Marketing para o Sucesso em Vendas no Agronegócio

Palestra online gratuita - Comunicação e Marketing para o Sucesso em Vendas no Agronegócio

Palestra online gratuita - Comunicação e Marketing para o Sucesso em Vendas no Agronegócio.

Dia 24/02, às 21:30

O consumidor está cada vez mais exigente em relação aos produtos e serviços oferecidos. O vendedor inexperiente não passa ao cliente a segurança necessária para que ele concretize o negócio. Essa é a realidade de muitos profissionais, mas não precisa ser a sua!


Fonte: Rehagro

Dia de Campo na TV - Produção de búfalo leiteiro

Bubalinocultura


Búfalos - opção de renda para pequenos produtores

Os búfalos são animais domésticos que passaram a ser utilizados como opção de carne para consumo humano, além de serem algumas vezes aproveitados como força de trabalho no campo. 

A bubalinocultura vem crescendo, por ser altamente rentável para o pecuarista, além da facilidade de adaptação do animal a diferentes climas e regiões do país. Mas o maior atrativo é custo da criação do búfalo: ele chega a ser 24% menor que o da bovino.

Estimativa aponta que existam no Brasil aproximadamente 82 mil cabeças de búfalos, e que eles viraram uma importante alternativa de renda para os pequenos produtores. Os animais se alimentam de pasto natural, sem necessidade de tecnologia ou plantação de pastagem.

Os machos são abatidos entre os 17 aos 24 meses de idade, com acabamento de carcaça a 6 e 10 milímetro de gordura e com pesos variando de 450 a 540 quilos. Já as fêmeas podem produzir até 10 litros de leite por dia.

A criação pode ser aproveitada na produção de carne, leite e seus derivados. É com o leite de búfala que são produzidos a mussarela, muito usado na região sul do país, e também a ricota e a manteiga.

O leite da búfala é rico em cálcio, possui 55% menos caloria e 40% menos colesterol, 11% mais proteína e 10% mais minerais que o da vaca. A fertilidade da búfala também é superior a da vaca bovina.

O Norte é a região que possui o maior rebanho do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há 1,78 milhões de bubalinos no Brasil, 38% se encontra no Pará, 18,4% no Amapá e 6,5 no Maranhão.

Fonte: Agro Olhar