Translate

domingo, 27 de outubro de 2013

Notícias Mundo


Iraque aceitará arroz do Brasil em futuras concorrências públicas de compra

Fonte: google.com
Com os estoques de arroz em baixa, o governo do Iraque anunciou que passará a aceitar propostas de arroz brasileiro em futuras concorrências públicas que promoverá.

Atualmente o país importa o cereal da Índia, Estados Unidos, Argentina e Uruguai. 

Segundo fontes internacionais, até o momento o Brasil não era participante das licitações devido à grande diferença de padrões e variedades existentes no país. 

Todavia, o estreitamento de laços diplomáticos entre os países e o esforço das empresas sediadas no Sul do Brasil e da logística brasileira para atender às necessidades iraquianas foram consideradas pelo Conselho de Grãos da nação árabe.

Esta é uma grande notícia para o mercado de exportação, uma vez que o Iraque consome 1,5 milhão de toneladas de arroz por ano e perto de 70% deste volume são importados. Em setembro o Iraque importou 100 mil toneladas dos EUA (40 mil t), Uruguai (30 mil t) e Argentina (30 mil t). Os preços variaram entre US$ 539,00 e US$ 714,00 a tonelada. Para atender à demanda iraquiana, as tradings e principalmente os portos precisarão se adequar.

O país costuma importar arroz ensacado, o que aumenta o custo e pode afetar a competitividade do cereal brasileiro nas concorrências com os demais países do Mercosul e os norte-americanos. 

Fonte:
mundodoagronegocio.com

Planta Medicinal



Pitanga (Eugenia uniflora)

Foto: google.com

Seu nome em tupi-guarani - pyrang - significa vermelho. Usada pelos índios e depois pelos colonizadores, a espécie se espalhou chegando ao sul dos Estados Unidos e até mesmo a alguns países asiáticos. 

Propriedades medicinais: É usada como calmante, anti-inflamatória e para aliviar bronquites. A fruta é rica em vitamina C. 




As folhas, por sua vez, têm vários efeitos terapêuticos, inclusive ação bactericida contra micro-organismos como o Staphylococcus aureous. Estudos sugerem ainda uma ação na prevenção do câncer.

Como usar: Para problemas estomacais coloque 1 colher de sopa de folhas em uma xícara de água. Ferva durante 5 minutos e coe. Beba até 3 vezes ao dia 

Fonte: Guia de Plantas Medicinais de A a Z