Translate

terça-feira, 11 de março de 2014

Planta Medicinal: Capim limão (Cymbopogon citratus)




Foto: google.com
O capim-limão, de nome científico Cymbopogon citratus, também chamado de erva-príncipe, é uma planta medicinal que exala aroma de limão quando suas folhas são cortadas e que pode ser utilizada no combate a diversas doenças. 

O capim-limão também é conhecido por: capim-cidreira, capim-santo, capim-cheiroso, capim-cidrão, chá-de-estrada, capim-cidró, capim-catinga e citronela de Java.

É utilizado nos casos de má digestão, inchaço, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, aliviar dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, pé-de-atleta, analgésico suave, convulsões, diarreia, purificar o sangue , aumentar a produção de leite materno, combater doenças do fígado, reumatismo, rins, stress, tensão muscular, limpeza de pele oleosa.

Possui propriedades calmantes, antibactericidas, diuréticas, desinfetante e antidepressiva. Contém óleo essencial de citronela que é repelente de insetos. 

As plantas atuam como repelente natural de insetos, mas ela pode ser consumida em forma de chá ou utilizada em forma de compressas para acalmar dores musculares.

Modo de uso:
Chá: Colocar 1 colher (chá) das folhas picadas de capim-limão numa xícara e cobrir com água fervente. Tapar, esperar amornar, coar muito bem e beber a seguir. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.
Compressas: Preparar o chá e depois mergulhar um pedaço de pano limpo nele, aplicando na região dolorida. Deixar atuar por pelo menos 15 minutos.

Quando utilizada externamente pode queimar a pele, se depois de aplicar a planta, o indivíduo expor-se ao sol, e por isso, é preciso lavar a região tratada após cada utilização. Pode baixar a pressão e causar desmaio.

Em caso de dor abdominal de causa desconhecida e gastrite. Durante a gravidez pois doses elevadas pode causar aborto.

Fonte: tuasaude.com