Translate

segunda-feira, 3 de março de 2014

Plantas Forrageiras





Foto: google.com
É considerada como planta forrageira toda aquela que é utilizada na alimentação animal. As forrageiras são importantes, pois além de servir como alimento, são fundamentais na produção animal (leite, carne, ovos, mel, lã, pele e trabalho animal).


A escolha das espécies forrageiras deve ser feita levando-se em consideração alguns fatores como os recursos disponíveis, o valor nutricional da espécie forrageira, as condições climáticas locais e a adaptação da planta ao local e o seu potencial produtivo. O ideal é que a forrageira possua alta palatabilidade, digestibilidade e valor nutricional considerável para os animais.

Geralmente as gramíneas e as leguminosas são utilizadas como fonte de alimentos para os animais. E existem várias formas de disponibilizar esse alimento: pasto, capineira, feno ou silagem.

O pasto é a vegetação nativa ou adaptada utilizada na alimentação animal, consumida diretamente pelo animal.

A capineira é o capim cultivado em determinada área, com alta produção de massa verde, colhido por corte e fornecido ao animal no cocho.

O Feno são plantas forrageiras cortadas e que passam pelo processo de desidratação lenta e parcial, onde a taxa de umidade são reduzidas para valores entre 10 e 20%, permitindo o seu armazenamento por muito tempo e mantendo seu valor nutritivo. Geralmente utilizado para a mantença animal em período de escassez.

A silagem é a planta cortada em pequenos fragmentos e posteriormente compactados e armazenados em silos ou trincheiras, passando por um processo de fermentação, acidificação e anaerobiose que interrompem o processo de degradação da matéria orgânica e conservam as qualidades nutritivas do vegetal. Também é um método de conservação da forrageira utilizado em período de escassez.

O produtor além de escolher qual a melhor forrageira e qual a melhor forma de fornecer ao animal, deve avaliar também o tipo de animal para que exista uma adequação entre o tipo de forrageira e animal, ou seja, fornecer os alimentos na quantidade, qualidade e tempo adequados de acordo com a requisição do animal. 


Sugestão para Leitura e Download:

Forrageiras para pastagens e capineiras. 

Manejo de Capineiras.

Produção de Fenação e Silagem