Translate

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Receita



Especial - Receitas com Bacalhau


Foto: www.google.com


1 - Bacalhau à Portuguesa

Dividir o bacalhau fresco em postas de 250 grs.; temperá-las com sal e pimenta.
Dispô-las numa caçarola de saltear, contendo (para cinco postas) 100 grs. de manteiga, 1 dl. de azeite, 100 grs. de cebola picada e refogada em manteiga, um pequeno dente de alho esmagado, duas pitadas de salsa migada, 750 grs. de tomates migados e sem sementes, 100 grs. de arroz, cozido em três quartos de água salgada e 2 dls. de vinho branco; cobrir a caçarola; pôr sobre lume vivo a cozer durante dez minutos sem destapar.
Passado este tempo, destapar a caçarola para fazer a redução, que deve estar pronta sempre ao mesmo tempo que o peixe, cuja cozedura completa exige dezoito minutos.
Dispor o peixe numa travessa e cobri-lo com o molho e a guarnição.


2 - Bacalhau à Congregado (Porto)

Toma-se bacalhau cru, depois de posto de molho, parte-se em lascas e ba­tatas cruas em rodas. Deita-se num tacho ou numa caça­rola uma camada de rodas de cebola com um ramo de salsa, dentes de alho em rodas, cravo, pimenta e outra camada de bacalhau e rodas de batata. Por cima destas duas camadas deita-se uma porção de bom azeite que quase cubra a mis­tura. Leva-se a caçarola tapada a lume brando, agitando-a até que o bacalhau esteja cozido.


3 - Bacalhau à Alsaciana

Fazer cozer segundo a regra, o bacalhau dessalgado; tirar-lhe a pele e as espinhas, colocar num prato quente e rodear de batatas descascadas, já cozidas.
Pôr numa frigideira um bocado de manteiga fresca pro­porcionada à quantidade de bacalhau; cortar uma cebola em rodelas finas, dourá-las na manteiga quente sem deixar enegrecer; juntar um punhado de miolo de pão, dourá-lo igualmente e deitar tudo sobre o bacalhau e as batatas; polvilhar com finas ervas muito picadinhas. Servir muito quente.


4 - Bacalhau à Espanhola

Coze-se primeiro o bacalhau com batatas; pica-se uma cebola e leva-se ao lume com azeite, deixando-o aloirar; juntam-se-lhe bastante tomate, limpo de pele e de sementes, alguns dentes de alho, sal, pimenta, salsa picada e um pouco de farinha desfeita na água em que se cozeu o bacalhau. Logo que o tomate esteja cozido e desfeito, tira-se do lume, corta-se o bacalhau em lascas, as batatas em rodas e pimentos assados, limpos de peles e de sementes, às tiras. Põem-se, numa travessa de ir ao forno, camadas alternadas de bacalhau, batatas e pimentos, deita­-se-lhe o molho por cima e leva-se ao forno a corar.


Foto: www.google.com
5 - Bacalhau à Aragonesa

Cozer um pouco de bacalhau bem dessalgado (preferir o lombo) e algumas batatas; depois destas cozidas, deixar esfriar.
Fazer um refogado com cebola picada, um ou dois dentes de alho, uma folha de louro, um ramo de salsa e bastante azeite, uma pitada de pimenta e uma colher de colorau do doce; estando pronto, desfazer o bacalhau em lascas e par­tir as batatas em rodelas delgadas.
Arrumar numa travessa de ir ao fogo, em camadas alternadas de bacalhau e de batatas e sobre esta deitar o refogado, e continuar assim até que a travessa esteja cheia, terminando sempre por camada de batata, sobre a qual se deitam, além do refogado, gema de ovo, pão ralado e queijo parmesão ralado. Levar ao forno a aloirar e servir.


6 - Bacalhau com Capote 

Cozer o bacalhau, segundo a regra, e dividi-lo em lascas miudinhas; cozer batatas e cortá­-las em lascas. 
Pôr ao lume uma frigideira com azeite, deitar dentro do azeite um dente de alho inteiro e, em começando a aloirar, retirá-lo; pôr então no azeite duas cebolas grandes corta­das em rodelas muito fininhas, e, em estas estando loiras juntar-lhes o bacalhau, as batatas e temperar com pimenta, salsa muito picada e sal, se precisar. 
Noutra frigideira grande, deitar um bocado de manteiga; bater seis ovos como para omelete e deitá-los na manteiga, deixando-os estender por toda a frigideira. 
Fazer com o bacalhau e as batatas um rolo que se põe dentro dos ovos e embrulhar de forma que estes tapem o bacalhau; em seguida tirar para uma travessa e cobrir com molho branco ou molho de tomate. 


7 - Bacalhau Gratinado com Creme 

Cozem-se 750 grs. de bacalhau e tiram-se-lhe espinhas e peles, desmanchando-o em pequenas lascas. 
Também se cozem 500 grs. de batatas, pelo vapor ou em água, cortando-as em rodelas. 
Cozem-se três ovos que se cortam em rodas finas. Põem­-se as batatas e o bacalhau num prato de ir ao forno, em cama­das alternadas, com meio litro de molho bechamel ou molho mornay (veja Molhos e Saladas). A última camada deve ser de molho e a penúltima de rodelas de ovos cozidos, sal, pimenta, queijo parmesão ou gruyère, ralados, e vai ao forno a corar. 
Se juntarmos ao molho, depois de pronto, duas gemas cruas, fica mais saboroso. 
Também se podem substituir as rodelas de batatas por puré das mesmas. 


8 - Bacalhau à Batalha Reis 

Cozer batatas com a pele, e um ou dois ovos durante dez minutos. 
Estando o bacalhau bem dessalgado, assá-lo. 
Descascar as batatas, dispô-las numa travessa, e juntar também o bacalhau aos bocadinhos, e as claras dos ovos. 
Preparar um molho, esmagando as gemas numa tigela, juntar alhos muito picadinhos, pimenta e bastante azeite, e bater tudo muito bem até formar um creme espesso. 
Na ocasião de se servir, deitar um molho sobre o baca­lhau e guarnecer com raminhos de salsa.



Fonte: www.bacalhau.com.br

Agenda de Eventos





I WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE ÁGUA NO
SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO
Da Açudagem À Transposição Do Rio São Francisco


Data: 11 a 13 de dezembro
Local: Campina Grande-PB


O I WORKSHOP INTERNACIONAL DE ÁGUA NO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO será realizado, na FIEP, situado na cidade de Campina Grande.


As inscrições estão sendo realizadas diretamente no site http://www.aguanosemiarido.com.br e poderão ser feitas até o dia 01 de dezembro de 2013. O pagamento da inscrição deverá ser realizado apenas através da Área do Congressista com o Bcash, com o qual poderá pagar com boleto em qualquer agência bancária ou casa lotérica até a data do vencimento. As categorias de inscrição são as seguintes:


CATEGORIA
VALOR
ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
40,00
ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO
60,00
PROFESSORES, PESQUISADORES E PROFISSIONAIS
10,000


Os trabalhos serão recebidos impreterivelmente até meia-noite do dia 01 dezembro 2013 (horário de Brasília). Os trabalhos, em idioma português poderão ser apresentados na modalidades: pôster.

Os trabalhos devem estar inseridos em uma das 3 (três) áreas temáticas:

· Semi-aridez da região: causas e consequências
· A previsibilidade das chuvas do semiárido
· Políticas públicas para promover a convivência com as secas



Informações e contatos:
contato@aguanosemiarido.com.br
(83) 3341 2299 ou 3058 4663
www.aguanosemiarido.com.br