Translate

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Palma Forageira


Utilização da Palma Forrageira no Semiárido

Foto: www.google.com.br
A palma forrageira é uma cultura originária do México onde sua utilização é bastante diversificada. Utiliza-se todo o potencial produtivo da planta, a exemplo de produção de frutas, de brotos jovens sob a forma de verdura para alimentar a população, forragens para os animais, cercas vivas para proteção dos solos, na medicina entre outros usos e aplicações.


No Brasil a palma é utilizada como alimento animal , principalmente no Nordeste por ser um volumoso aquoso, ou seja, por possuir alto teor de água e que ajuda a minimizar as consequências trazidas pela estiagem que acomete o semi-árido, porém precisa ser fornecida com outro alimento rico em fibra, por exemplo, silagem, feno, bagaço de cana, para corrigir a deficiência de fibra. Também se faz necessário o balanceamento da ração com proteínas e minerais, pois os altos valores energéticos de digestibilidade e de teor nutritivo, não são suficientes para suprir as necessidades alimentícias dos animais.

As espécies mais cultivadas no Nordeste são: Palma gigante (Opuntia ficus-indica L.), Palma redonda (Opuntia sp.) e a Palma miúda ou doce (Nopalea cochenillifera Salm-Dyck).

Para obter maior aproveitamento do espaço físico da propriedade no plantio da palma com maior produção de forragem por área, deve ser feito o plantio adensado que utiliza um espaçamento menor  (1,0 x 0,25m ou 1,0 x 0,50m) entre as fileiras e raquetes.

Como Cultivar a Palma adensada:

Escolha do terreno – a palma deve ser plantada em solos leves (argiloso-arenosos), não sujeitos a encharcamento e, se possível, evitar terrenos com muitas pedras, pois dificultam as limpas e aumentam as despesas;

Preparo da área – realizar a aração ou gradagem do terreno com trator ou à tração animal, a critério do criador; proceder à abertura dos sulcos destinados ao plantio das raquetes, utilizando o espaçamento de um metro linear entre sulcos com uma profundidade em torno de 20 centímetros.
plantio - efetuar o plantio das raquetes, enterrando-as no sulco até a metade do seu tamanho, para que fiquem firmes no solo; adotar o espaçamento de um metro entre as fileiras e 25 centímetros entre as raquetes.

Adubação - prática indispensável no cultivo da palma adensada:
adubação orgânica – se o criador dispuser de esterco de curral ou de caprinos e for utilizar o plantio em sulcos, recomenda-se distribuir ao longo destes, dois a três quilos de esterco por metro linear (metro corrido); quando o plantio for em covas, colocar no fundo destas, 500 a 750 gramas de esterco;
adubação química - de acordo com as recomendações da análise de solo.

Colheita da Palma:

- A primeira colheita deve ocorrer dois anos após o plantio e as seguintes de dois em dois anos;

- Caso o criador necessitar de um hectare por ano para alimentar o rebanho, é necessário plantar dois hectares com diferença de um ano de idade entre eles, para que, a cada ano, seja feita a colheita de um hectare.

Como fornecer Palma ao rebanho?

A palma deve ser fornecida ao gado, junto com outros alimentos como palhadas de culturas, pastos secos, capins de corte, feno, silagem, torta de algodão, farelo de soja, etc. para evitar a ocorrência de diarréia e aumentar o seu teor protéico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.