Translate

sábado, 1 de março de 2014

AROEIRA – Schinus Terebinthifolius

Foto: www.google.com



A espécie é nativa do Brasil, Argentina e Paraguai.
Usos Tradicionais: Afecções respiratórias, urinárias e de pele, artrite, azia, cistite, bronquite, diarréia, dor-de-dente, dor ciática, candidíase, erisipela, febres, gastralgias, gota, hemorragias, hemoptises, hipertensão, inflamações, infecções bacterianas, micoses, otalgias (seiva), reumatismos, tosse, tumores, úlceras, uretrite.
Propriedades Medicinais: adstringente, anti-diarréica, antiespasmódica, antibiótica, antifúngica, antiinflamatória, anti-reumático, cicatrizante, balsâmica, depurativa, diurética, emenagoga, hipotensiva, fungicida, tônica.
As partes da planta utilizadas são suas folhas e frutos em forma de óleos essenciais ou extratos. Suas cascas e folhas secas podem ser usadas em forma de chás, fervidas em água por 10 minutos. Pode inclusive ser colocado em geladeira para consumo posterior.
O chá da planta pode ser utilizado como antiséptico em feridas expostas, seu óleo essencial tem ação antimicrobiana contra um amplo espectro de bactérias, fungos e vírus (não só patógenos ao homem como também a outros vegetais), e é indicado para distúrbios respiratórios etc. Para uso tópico, este óleo é eficaz contra micoses, candidíases e outras infecções vulvovaginais. Além disso, possui ação regeneradora dos tecidos, sendo útil em escaras, queimaduras e problemas de pele em geral por ajudar na cicatrização. Pode ser incorporado em loções, géis ou sabonetes.
Para o uso em banhos, as cascas da aroeira podem ser fervidas em água para aliviar sintomas de reumatismo. Como compressas intravaginais, o extrato aquoso das cascas de Aroeira na concentração de 10% promove a cura de cervicite e cervicovaginites em cerca de 3 semanas. Para gargarejos e bochechos no caso de dores de gargante e gengivites, deve-se cozinhar em 1 litro de água, 100g da entrecasca limpa e seca. Nos casos de azia, úlcera e gastrite, utilizar os frutos cozidos por 2 vezes, cada vez com meio litro de água e beber em doses de 30 ml, duas vezes ao dia. O uso medicinal das preparações de aroeira deve ser feito com cautela pois há possibilidade do desencadeamento de reações alérgicas na pele e mucosas devido à sua seiva irritante.
Há patentes no exterior de produtos à base de óleo essencial de aroeira brasileira, como medicamentos tópicos de ação bactericida utilizado contra Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus e para limpeza de pele e de ação contra a acne.
História e Curiosidades
A aroeira é uma árvore de pequeno a médio porte, com frutos e flores, cujo pólen abundante pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis. É largamente utilizada no paisagismo e como cerca-viva. Seu fruto é a pimenta rosa, popular na França, onde é utilizada como ornamentação e temperos na culinária.
No Brasil registra-se ainda seu uso nos candomblés como balsâmico devido a seu poder aromatizante e pelos indígenas como droga no tratamento do ‘sapinho’ e dores de dente. Atualmente, é uma das 71 plantas medicinais listadas pelo Ministério da Saúde como de interesse ao SUS, autorizadas pelo Ministério da Saúde para serem receitadas e distribuídas, e o uso recomendado é contra ferimentos e úlceras.
Em relatos datados por volta do ano de 1600, a aroeira era utilizada como odorífero por causa de sua resina, e de seu óleo, obtido da destilação de suas folhas frescas, que também servia para afastar moscas domésticas.
Planta Medicinal do SUS
Schinus terebinthifolius = Schinus aroeira faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A finalidade da RENISUS é subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva relacionada à regulamentação, cultivo/manejo, produção, comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos.


+ Sabedoria Sertaneja ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.