Translate

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tomilho (Thymus vulgaris)





Seu nome deriva do grego "thymus", que significa coragem. Na Grécia, acreditava que ele aumentava a força e a sabedoria. pertence à família das Lamiaceae. É uma planta de porte pequeno não ultrapassando os 40 centímetros de comprimento em sua fase adulta. É uma planta perene, ou seja, que brota durante todo o ano, tem origem Mediterrânea mas é muito comum na Europa também.

Atualmente o tomilho é bem conhecido por seus dotes culinários. Ele possui um sabor picante e acentua o saber de carnes e peixes e entra até em algumas receitas doces, além de ser muito utilizado na medicina natural.


A utilização do chá são para problemas de saúde como diarréias, cansaço, problemas relacionados a vermes, infecções, afecções na pele, problemas respiratórios e reumatismo.

Mas, também é antisséptico. Essa ação se deve aos óleos essenciais, principalmente o timol. Esse composto tem ainda um efeito expectorante e ajuda a aliviar sintomas de tosse e bronquites.
Como usar: Para tosse e resfriado, coloque 1 colher de sopa de flores e folhas de tomilho em 1 xícara de água fervente. Abafe por cinco minutos e coe. Se quiser, adoce com mel ou açúcar. Beba duas ou três vezes ao dia.

Remédios caseiros com tomilho não deveriam ser usados por quem sofre de úlceras e hipertireoidismo, crianças menores de 2 anos, grávidas e mulheres que estão amamentando. 

Fonte:  Guia de Plantas Medicinais de A a Z


+ Sabedoria Sertaneja ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.