Iraque aceitará arroz do Brasil em futuras concorrências públicas de compra
Fonte: google.com |
Com os estoques de arroz em baixa, o governo do Iraque anunciou que passará a aceitar propostas de arroz brasileiro em futuras concorrências públicas que promoverá.
Atualmente o país importa o cereal da Índia, Estados Unidos, Argentina e Uruguai.
Segundo fontes internacionais, até o momento o Brasil não era participante das licitações devido à grande diferença de padrões e variedades existentes no país.
Todavia, o estreitamento de laços diplomáticos entre os países e o esforço das empresas sediadas no Sul do Brasil e da logística brasileira para atender às necessidades iraquianas foram consideradas pelo Conselho de Grãos da nação árabe.
Esta é uma grande notícia para o mercado de exportação, uma vez que o Iraque consome 1,5 milhão de toneladas de arroz por ano e perto de 70% deste volume são importados. Em setembro o Iraque importou 100 mil toneladas dos EUA (40 mil t), Uruguai (30 mil t) e Argentina (30 mil t). Os preços variaram entre US$ 539,00 e US$ 714,00 a tonelada. Para atender à demanda iraquiana, as tradings e principalmente os portos precisarão se adequar.
O país costuma importar arroz ensacado, o que aumenta o custo e pode afetar a competitividade do cereal brasileiro nas concorrências com os demais países do Mercosul e os norte-americanos.
Fonte:
mundodoagronegocio.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.