Translate

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Sabedoria Sertaneja


Benefícios do Quiabo (Abelmoschus esculentus)
 
 
 Quiabo-incrível-poder-antioxidante3.JPG


O quiabo é fruto de uma planta da família da malva (Malvaceae). É uma hortaliça de cor verde e formato alongado e fino, de clima quente e originária da África, tendo sido trazida para o Brasil pelos escravos. Os maiores produtores mundiais do fruto são a Índia, Nigéria, Paquistão, Gana e Egito.

Cada 100 gramas de quiabo possui, aproximadamente, 35 calorias. Portanto, é um alimento de baixo nível calórico. Não possui gordura saturada, nem colesterol. É sim, fonte abundante de fibra alimentar e de folatos.
 
Possui uma boa quantidade de vitamina A que é importante para o bom estado da visão; rico em vitamina C, uma vagem média de quiabo fornece 36% do valor diário recomendado e vitaminas do complexo B,  como a piridoxina, a tiamina, no Ácido Pantotênico, e em Vitamina K. Juntos, estes nutrientes promovem a sinergia alimentar necessária para manter a pele jovem e nutrida fundamentais. Com relação aos sais minerais, possui: fósforo, ferro e cálcio, importantes para a formação dos ossos, dentes e sangue.

O período de safra é de dezembro a março. Porém, pode ser encontrado em todos os meses do ano. É consumido na forma de refogados, sopas e ensopados (com carne). Ao cozinhar, o quiabo solta um líquido viscoso, popularmente conhecido como "baba" do quiabo. Uma solução para evitar a goma viscosa do quiabo, pouco apreciada, é pingar algumas gotas de limão enquanto o estiver cozinhando. 
Para prepará-los, outro método para livrar-se do excesso de mucilagem (a baba característica), lave, e corte-os ao meio no sentido vertical, e seque-os com um pano. Cozidos, são uma opção diferente e nutritiva para acrescentar numa salada.
 
Para consumi-los, escolha quiabos frescos, novos e bem verdes, evitando aqueles que tenham manchas, ou que estejam amarelados, pois quanto mais fresco, maior será seu potencial antioxidante.

Por conta de seu perfil nutricional, auxilia no tratamento do peristaltismo, ajuda a combater a constipação, e provem o corpo dos recursos necessários para eliminar agentes infecciosos. Também reduz a tosse e o resfriado, e combate a ação de radicais livres. Em razão de ser um fruto de fácil digestão, o quiabo é indicado no caso de infecções do intestino, bexiga e rins.
 
Recentemente foi apresentado em um quadro do programa Caldeirão do Huck que o quiabo pode ajudar no tratamento da diabete. Durante o programa um grupo de estudantes de Minas Gerais mostraram que a água do quiabo é muito bom  no tratamento da diabete. Segundo estudos feitos pelos alunos, orientados pela professora de química Andrea  a água de quiabo diminui a necessidade do uso da insulina em pessoas com diabete. Após experiência feita com voluntários com diabetes, que passaram a ingerir a água do quiabo, os alunos certificaram que os resultados foram satisfatórios.

**Como fazer água com quiabo para combater a diabete:
Receita - 4 quiabos cortados em rodelas misturados com 200 ml de água. Deixe agir por + ou – 1h1/2, retire o quiabo e beba a água do quiabo.
Atenção - Não diminua a quantidade de insulina recomendada

Não somente humanos podem se beneficiar com as propriedades do quiabo, mas também os animais. Abaixo segue uma receita de como utilizar o quiabo quando o seu bichinho estiver doente.
 
**Aumentar a imunidade e abrir o apetite do pet quando ele está doente:
Para aproveitar as propriedades do quiabo, aprenda a fazer um suco para aumentar a imunidade e abrir o apetite do pet quando ele está doente e com dificuldades de se alimentar:

1. Bata no liquidificador 6 a 8 quiabos crus junto com 600 ml de água ou leite.
2. Despeje pequenas quantidades na boca do seu cão de duas a três vezes ao dia.
 

Fonte:
Livro: Guia dos alimentos vegetais. Autor: Rodet, Jean-Claude
Editora: Gradiva
 
http://revistameupet.com.br

http://www.outramedicina.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.