Foto: google.com |
O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol também é responsável pelo sabor picante do gengibre.
O Gengibre possui vários benefícios terapêuticos: ação bactericida, desintoxicante e melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. Também é um alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. É referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão e náuseas. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos.
A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite.
O óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. O chá do gengibre aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.
O gengibre pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.
• Chás: a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos.
• Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição para o corpo, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.
• Pedaços: mastigar as lascas de gengibre, assim como chupar a bala, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, mas é preciso atenção, pois, elas somente mascaram a dor. O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença.
A raiz ainda diminui os níveis de glicose no sangue, pressão arterial e retarda a coagulação sanguínea. Há relatos de azia, diarreia e desconforto estomacal após o consumo de gengibre. Neste caso, ele deve ser excluído da dieta.
Fontes:
minhavida.com
+ Sabedoria Sertaneja...
Benefícios da Acerola
Benefícios do Azeite
Planta Medicinal - Sabugueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.