Foto: google.com |
Tamanho: 844.453 Km²
Estados: AL, BA, CE, MA, PE, PB, RN, PI, SE, norte de MG
População: 27 milhões de pessoas.
Clima: Semiárido.
Solo: raso e salino.
Flora predominante: arbustos com galhos retorcidos e pouca folhagem, cactos e bromélias.
Fauna em destaque: carcará, coruja-buraqueira, raposa, jegue.
A Caatinga vem do tupi:
caa (mata) + tinga (branca) = mata branca
Possui grande biodiversidade. O bioma cuja área equivale a 11% do território nacional, abrange dez estados e abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas, além de 27 milhões de brasileiros. Mas segue desprotegida e desconhecida por boa parte da população.
Foto: google.com |
Dados de 2010 apontam que 45% da área total do bioma já foi desmatada, o que supera, inclusive, a proporção de desmate registrada na Amazônia nos últimos anos.
O Ministério do Meio Ambiente informou, recentemente, que busca concretizar uma agenda definida em 2008, pela qual estabelece a criação de mais unidades de conservação federais no bioma, além de desenvolver alternativas para o uso sustentável de sua biodiversidade.
Como consequência desta degradação, algumas espécies já figuram na lista das espécies ameaçadas de extinção do IBAMA. Outras, como a aroeira e o umbuzeiro, já se encontram protegidas pela legislação florestal de serem usadas como fonte de energia, a fim de evitar a sua extinção. Quanto à fauna, os felinos (onças e gatos selvagens), os herbívoros de porte médio (veado-catingueiro e capivara), as aves (ararinha azul, avoante) e abelhas nativas figuram entre os mais atingidos pela caça predatória e destruição do seu habitat natural.
Para reverter este processo, estudos da flora e fauna da caatinga são necessários. Neste sentido, a Embrapa Semiárido, UNEB e Diretoria de Desenvolvimento Florestal da Secretaria de Agricultura da Bahia aprovaram o projeto "Plantas da caatinga ameaçadas de extinção: estudos preliminares e manejo" junto ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), tendo por objetivo estudar a fenologia, reprodução e dispersão da aroeira do sertão, quixabeira, imburana de cheiro e baraúna na Reserva Legal do Projeto Salitre, em Juazeiro, na Bahia. Este projeto contribuirá com importantes informações sobre a biologia destas plantas e servirá de subsídios para a elaboração do plano de manejo destas espécies na região. Cerca de 930 espécies vegetais são encontradas somente na caatinga baiana, sendo 320 exclusivas.
-------------------------------
Fonte:
ecodesenvolvimento.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.