Translate

terça-feira, 18 de março de 2014

MELÃO DE SÃO CAETANO (Momordica charantia)



Foto: google.com
Melão de São Caetano é uma planta de porte herbáceo,  pertencente à família das Cucurbitaceae. Com origem na África, atualmente pode ser encontrada em quase todo o Brasil, ocorre muito em terrenos abandonados.

As características são flores amarela-pálidas ou ainda brancas em cachos e o fruto é amarelo ouro abrindo-se aparece as sementes vermelhas.

As semente são comidas pelas crianças e muito procuradas pelos passarinhos. O fruto é comestível quando novo.

Suas folhas são utilizadas pelas lavadeiras para clarear roupas e tirar manchas.

Parte utilizada: Frutos, hastes, folhas e arilo das sementes.

Propriedades curativas : antileucorréico, anticatarral, anti-reumático, bactericida, antivirótico, anticancerígeno, antileucêmico, antitumoral, hipoglecimiante, anti-inflamatório nas colites, purgativo nas constipações, vermífugo e anti-parasitário externo.

Indicações : Inflamações hepáticas, diabetes, cólicas abdominais, problemas de pele, queimaduras com leucorréias purulentas, furúnculos e hemorróidas, triglicerídios, prisão de ventre, tosse, catarro amarelo, febres intermitentes, gripes, faringites como febrífico, edemas inflamatórios como diurético, Eczemas, nódulos, abcessos como resolutivos e antiinflamatórios, oligomenorréias e dismenorréias, como enemagogo e antiespasmódico. Dores articulares em geral como analgésico.

Utilização em Animais: Antes de usar essa receita tenha certeza de que é sarna mesmo. Fungo, alergia e outras doenças de pele também causam queda de pelos. Se for sarna, diariamente, por três semanas, dê um banho normal no bicho, seque com uma toalha e aplique o suco puro do melão. Deixe agir por 10 minutos (ele não pode lamber, é tóxico!), enxágue bem e seque.


Foto:google.com
Modo de Usar : 
Infusão de folhas secas: para leucorréia e menstruações difíceis, 10 gramas por litro de água. 

Sumo; feito com folhas e misturado com óleo de amêndoas doces, é usado em queimaduras. 

Decocção para diabétes - 5 gramas de folha fresca picadas em 1/4 de litro de água fria. Aquecer e ferver por 1 minuto. Deixar em repouso por 10 minutos e coar. Tomar 1/2 copo pela manhã e 1/2 copo antes do jantar. 

Infusão: 20 gramas de folhas e flores em 1 litro de água. Tomar 1/2 copo de manhã e 1/2 antes dom jantar. 

Pomada: raspar e misturar a polpa dos frutos com vaselina, para provocar a supuração nos casos de tumores, furúnculos. 

Frutos cozidos: vomitivos e antivenéreos.  Frutos maduros em cataplasmas: hemostáticos. 

Suco das folhas: emético, purgante, mordida de serpentes e afecções biliares. 

Raiz: adstringente. - decocção das folhas: infecções da pele. 

Infusão das folhas (forte): escabiose, picadas de insetos, malária, pruridos e úlceras malignas. Infusão da planta inteira: resfriado - folhas e frutos: gogo das aves. Infusão de 10 g de folhas secas por litro de água: leucorréia, menstruações difíceis e cólicas causadas por vermes. Infusão do fruto: hemorróidas. 

Ungüento: arilo contuso misturado com vaselina: tumores, furúnculos e carbúnculos. 

Suco: machucar as folhas verdes em óleo de amêndoas doces: queimadura. Suco puro das folhas: sarna.

Contra-indicações: gestantes, nutrizes e crianças; as sementes contém compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois tambêm é abortivo e inibidor da síntese proteíca. Também é contra indiciada para pessoas que querem ter filhos. Não administrar em diabéticos, pois tem efeitos hipoglicêmicos e portadores de diarréia crônica.


Fonte sites: 

plantasquecuram.com.br

mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.