Translate

terça-feira, 18 de março de 2014

Abaixo-assinado virtual pede fim de zoo do 13 de Maio no Recife



Foto:google.com

Circula na internet, desde o dia 24 de fevereiro, uma petição em favor da desativação imediata do zoológico do Parque 13 de Maio, no Centro do Recife. O autor, o documentarista e cinegrafista Felipe Peres Calheiros, declarou que tomou a iniciativa motivado pela situação de confinamento e isolamento em que os animais silvestres vivem ali. A petição já tem 985 assinaturas.

“O espaço da praça não pode mais se confundir com um zoológico”, defende Felipe, lembrando que o peixe-boi já foi retirado da Praça do Derby. Ele conta que a ideia de fazer a petição surgiu em conversa com alguns amigos. “Queremos atrair pessoas para lutar contra essa situação de manter animais confinados em pequenas jaulas num espaço totalmente urbano”, explica. O engajamento não ficou somente nesse documento. Felipe Peres e amigos criaram o Bloco da Seriema – nome inspirado na ave que fica sozinha em uma jaula no parque, contrariando o hábito de viver acompanhada – , com página no Facebook, e já produziram um pequeno filme, retratando a situação dos bichos – está disponível no site www.vurto.com.br

A coleta de assinaturas não tem prazo para encerrar. A ideia de Felipe é levar essa petição à Prefeitura do Recife para reivindicar a remoção dos animais. A proposta já conta com apoio de ativistas pelos direitos dos animais. “Eu li e assinei a petição”, afirma Goretti Moura, da Dogmídia. Ela lembra que já existe uma lei estadual que proíbe a permanência de bichos silvestres em parques e praças públicas desde 2012 (nº 14.639). “Mas não está sendo cumprida”, reclama.

Essa lei foi uma resposta à manifestação organizada pelo Movimento de Defesa dos Animais, em 2011, pedindo a retirada dos animais de parque. “Constatamos que eles sofrem maus-tratos. Não falta alimentação, mas o local é muito barulhento, há muita fumaça e a iluminação não é adequada”, pontua Goretti Moura.

Questionada sobre o assunto, a Prefeitura do Recife informou, em nota, que a Secretaria-Executiva de Direitos dos Animais, juntamente com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e a Secretaria de Meio Ambiente, está elaborando um projeto que será apresentado ao prefeito Geraldo Júlio, relativo ao minizoológico do Parque 13 de Maio. O projeto prevê a retirada de alguns animais do local e a melhoria da qualidade de vida dos demais.

O Parque 13 de Maio tem 70 mil metros quadrados e abriga cerca de 30 animais silvestres, entre eles macacos e aves.
 
Fonte: jconline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.