Translate

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sabedoria Sertaneja - Juazeiro



Juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.)
 
 
O juazeiro é uma árvore típica do Nordeste do Brasil. Seus frutos são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina (usada para fazer sabão e produtos de limpeza para os dentes). São também utilizados na alimentação do gado na época seca.
 

Zizyphus joazeiro juazeiro.JPG
Foto: google.com

Pertencente a família Rhamnaceae, é uma árvore de médio porte, com ramos tortuosos protegidos por espinhos.
 
Entretanto, a espécie se adapta bem a locais mais úmidos, onde se torna árvore maior com cerca de 15 metros de altura.
 
Suas folhas assemelham-se às folhas de canela, exceto pelo tom verde mais claro e consistência mais membranácea.
 
As flores são pequenas, de cor creme, dando origem a frutos esféricos, também pequenos, de cor amarelada, doces, com uma semente em seu interior. Possui potencial melífero.
 
A árvore é possui diversas propriedades medicinais. Entre seus componentes químicos, destacam-se vitamina C, pó de juá, cafeína, ácido betulínico e saponinas (estas últimas consideradas tóxicas, se em grandes quantidades). O extrato do juazeiro, o juá, é empregado na indústria farmacêutica em produtos cosméticos, dentre eles xampus e cremes, bem como em cremes dentais.

Foto: google.com - Flor do Juazeiro
O nome do fruto – juá – é de origem tupi e vem de “a-ju-á”, que significa “fruto colhido dos espinhos”.

Planta perenifólia, heliófita e seletiva higrófila, característica e exclusiva de várzeas da região semi-árida (caatinga). Seu profundo sistema radicular permite retirar água do subsolo para manter- se verde mesmo durante o período de estiagem. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, que são amplamente disseminadas pelos animais.

Possui madeira resistente, de boa durabilidade natural; utilizada para marcenaria, construções rurais, lenha e carvão.
   
Seus frutos, folhas e ramos servem de forragem para bovinos, caprinos e suínos, como um recurso alimentar alternativo durante a época seca. O feno do juazeiro também é bem consumido pelos animais.
 
A infusão das folhas é estomacal e a água do fruto serve para amaciar e clarear a pele. As cascas são amargas, adstringentes e febrífugas, úteis nas doenças da pele e empregadas também como tônico para os cabelos. A casca é utilizada para fazer chás em casos de inflamações, ferimentos, cicatrização pós parto.
 
Fonte:
wikipédia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.