Agricultores desenham mapa da propriedade | Foto: Cristina Viturino / Arquivo: Flor do Piquí |
Em junho, os municípios de Nova Olinda e de Assaré receberam cursos de Gestão da Água para a Produção de Alimentos (Gapa). Essa capacitação é um momento onde os representantes de cada família participante refletem junto com seus pares da comunidade, as estratégias de manuseio e gestão das águas disponíveis em seus sistemas de produção, para além das construídas pelo projeto.
Também é momento de promover uma troca de conhecimento quanto ao manejo adequado (capacitação, armazenamento e uso) dos recursos hídricos e produção de alimentos agroecológicos, discutindo sobre a importância da participação cidadã para defesa e proteção do meio ambiente, aprendendo novas tecnologias de convivência com o Semiárido e estabelecendo novas relações entre as pessoas e o meio.
Durante toda a oficina, as famílias foram provocadas para refletirem juntas como é o sentimento em relação com o que fazem com os alimentos, através de uma exposição dialogada usando mapa seriado, vídeo, transparência, papel madeira e slide. As famílias discutiram sobre o que é a rede Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), o que é o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e sobre as tecnologias sociais. Foram abordados temas como lixo, criação de pequenos animais, sementes, agroecologia, clima Semiárido e vegetação. No decorrer de toda a capacitação orientou-se como ter as cisternas bem cuidadas e caráter produtivo.
Fonte: asabrasil.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.