Biomas e Espécies Para Reflorestamento
Foto: google.com |
Segundo regras do novo Código Florestal Brasileiro, o reflorestamento de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (APPs) deve ser feito com espécies nativas.
Na Reserva Legal, é permitido o plantio associado de espécies nativas com exóticas ou frutíferase e para as APPs - Área de Preservação Permanente, apenas as nativas são autorizadas. A regra é válida para todas as propriedades do Brasil.
Segue abaixo uma lista com nome das espécies que podem ser utilizadas para o reflorestamento e seus respectivos biomas, pois variam em cada região, conforme o bioma.
Bioma Amazônia
A Amazônia é o maior bioma do Brasil. São mais de 2,5 mil espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas. Fica na Amazônia a maior bacia hidrográfica e também a maior reserva de madeira tropical do mundo.
Exemplos de espécies nativas:
Monjoleiro
Maricá
Paricá Branco
Paricarana de Espinho
Feijão Bravo
Urtiga
Malva branca
Jetirana
Carrapicho de bode
Bioma Caatinga
A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, ocupa 11% do território nacional, nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. O bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios e 241 de peixes. O desmatamento chega a 46% da área.
Exemplos de espécies nativas::
Baraúna
Carnaubeira
Juazeiro
Mangabeira
Umbuzeiro
Mandacaru
Bioma Cerrado
É o segundo maior bioma da América do Sul, ocupa 22% do Brasil, nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, e encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. É no Cerrado que estão as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata). Em diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo. São abrigadas 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.
Exemplos de espécies nativas:
Cajueiro do Campo
Aroeira brava
Aroeira do cerrado
Mangabeira
Erva-mate
Jerivá
Palmeira jerivá
Coco gerivá
Baba de boi
Jaruvá
Ipê da flor verde
Ipê verde
Caroba da flor verde
Caroba
Ipê amarelo craibeira
Ipê amarelo do cerrado
Ipê roxo
Ipê roxo sete folhas
Ipê rosa
Ipê roxo anão
Ipê roxo da mata
Bioma Mata Atlântica
A Mata Atlântica é formada por um conjunto de formações florestais e ecossistemas juntos, como as restingas, manguezais e campos de altitude. Da cobertura original sobraram 22%, em regeneração. Apenas 7% da área real está bem conservada. Mesmo assim, são 20 mil espécies vegetais.
Exemplos de espécies nativas:
Araçá Branco
Cambuca
Batinga
Carambola da mata
Guapuriti
Pitanga anã do cerrado
Bioma Pantanal
O Pantanal é o menor bioma em extensão no Brasil, mas, é uma das maiores extensões úmidas contínuas do mundo. Estão conservados 86% de sua cobertura vegetal nativa e já foram catalogadas 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos, além de duas mil espécies de plantas.
Exemplos de espécies nativas:
Bocaiuva
Carvoeiro
Timbó
Cambará
Jequitirana
Cumbaru
Bioma Pampa
O Pampa é formado pelas serras, planícies, morros e coxilhas do Rio Grande do Sul. É uma das áreas de campos temperados mais importantes do planeta. Estima-se mais de três mil espécies de plantas. Também é no Pampa que fica a maior parte do aquífero Guarani. Em 2008 restavam apenas 36% da vegetação nativa.
Exemplos de espécies nativas:
Quebra panela
Cajueiro
Vassourinha de Botão
Nhandavaí
Algarrobo
Mussambê
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.