Foto: google.com |
A febre aftosa é uma doença de natureza aguda, febril e ataca animais biungulados (casco com duas unhas), dentre eles bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres, como a capivara. Caracteriza-se, principalmente, por ser uma doença altamente contagiosa.
CONTAMINAÇÃO – O aftovírus é transmitido por leite, carne e saliva do animal doente, mas também é transmissível por água, ar, objetos e ambientes contaminados. Os animais atingidos são bois, porcos, cabras e ovelhas.
Foto: google.com |
SINTOMAS – A elevação da temperatura e a diminuição do apetite são os primeiros indícios da infecção. O vírus ataca boca, língua, estômago, intestinos, pele em torno das unhas e na coroa.
No início, há febre com papulas que se transformam em pústulas, em vesículas, que se rompem e dão aftas na língua, lábios, gengivas e entre os cascos, o animal baba muito e tem dificuldade de se alimentar. Devido às lesões entre os cascos, o animal tem dificuldade de se locomover.
Nos dois primeiros dias, a infecção progride pelo sangue produzindo febre: depois aparecem as vesículas na boca e no pé. Também surgem nas tetas. Então, a febre desaparece, porém, a produção de leite cai e a manqueira aparece, bem como a mamite com todas as suas graves consequências. Provoca queda acentuada na produção de carne, leite e redução da fertilidade do rebanho.
Foto: google.com |
TRATAMENTO – Não existe tratamento e sim medidas profiláticas específicas pelo uso de vacinas.
A vacinação no Brasil contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos é obrigatória em alguns Estados, obedecendo a um calendário oficial e anual do Serviço de Defesa Sanitária Estadual do Ministério da Agricultura, onde se determinam os meses das campanhas para vacinação dos animais.
Em datas específicas, são realizadas outras campanhas, que variam de estado para estado, onde são vacinados os animais até os 12 meses de idade, todas as faixas etárias e até os 24 meses de idade.
Fonte:
agricultura.gov
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.